Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Conheça o seu carro

Existem equipamentos e acessórios nos veículos que, aparentemente, não são importantes, mas possuem uma função prática, seja ela dinâmica, para o conforto ou para a segurança dos ocupantes do carro. Conheça alguns:


Seta no retrovisor


As luzes servem como sinalização extra na hora de fazer conversões e trocas de faixa: frente, traseira e lateral do carro piscam simultaneamente.


Brake light


Terceira luz de freio é obrigatória desde 2009 no Brasil. É mais uma luz de alerta de extrema importância.


Rack de teto


A função do rack de teto é transportar pranchas de surfe, bicicletas e até mesmo bagagens comuns que não couberam no porta-malas. É preciso ficar atento à altura: o máximo permitido pelo Código de Trânsito são 50 cm além da carroceria.


Luz diurna de Led


Obrigatórias na Europa, as luzes de posição (ou luzes diurnas) são lâmpadas que permanecem acesas nos faróis dianteiros quando o conjunto estiver desligado. Segundo dados europeus, os acidentes caíram mais de 20% depois da obrigatoriedade.


Refletor no para-choque


Os refletores traseiros de farol, normalmente posicionados no para-choque ou até nas próprias lanternas dos veículos, refletem o farol do carro que vem atrás e mostram que existe um veículo no caminho, mesmo que este esteja com as luzes apagadas.

    
Reostato


Regula a intensidade da luz no painel. Trata-se de uma função importante para a segurança dos ocupantes: luz demais serve para manter o motorista acordado, mas também pode cansar a vista e desviar a atenção da estrada; luz de menos pode dar sono.


Frisos


 Os frisos têm a função de proteger a carroceria do carro daquelas “encostadas” em estacionamentos. Sai mais barato trocar os frisos, que são apenas colados às portas, do que tratar arranhões e leves amassados na lataria, que podem exigir repintura.


Vincos


Os vincos não são apenas caprichos dos designers. Eles servem para facilitar o caminho do ar ao longo da carroceria, jogando-o para trás do carro. Assim fica mais fácil vencer a resistência do ar, algo fundamental para a economia de combustível


Fonte: UOL

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 81 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital