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Você sabia que os carros também sofrem com o clima?

O clima quente em grande parte do país, com semanas de sol forte e pouca chuva, aumentam as concentrações de partículas de poeira, fuligem e outras substâncias no ar. Assim como as pessoas, os carros também sofrem com o clima, principalmente aqueles que ficam estacionados em locais abertos, sem proteção do sol e do ar poluído. Veja alguns cuidados necessários com os veículos nessa época:


Filtro de ar: A poluição do ar prejudica o filtro de ar. Areia, fuligem e material particulado em suspensão se acumulam no filtro de ar, e com isso o carro perde potência e tem seu consumo aumentado. Nesse período de seca é importante verificar esse item antes mesmo da troca recomendada pelo manual, ou usar o parâmetro que o manual passa para uso do carro em condições severas.

 
Filtro de ar condicionado ou filtro pólen: O ar poluído do período prejudica o filtro de ar condicionado e também a nossa respiração, além de reduzir a capacidade de resfriamento da cabine. Nesse período de seca é importante verificar as condições desses itens mesmo antes da troca recomendada pelo manual, ou usar o parâmetro que o manual passa para uso do carro em condições severas.

 
Palhetas: Quando a chuva chegar as palhetas estarão ressecadas e duras, prejudicando o potencial de limpeza e a visibilidade. Pode haver também vibração que, em longo prazo, pode danificar o vidro, provocando riscos e ondulações. Além disso, se a palheta estiver com areia e pó acumulado, pode riscar o vidro quando entrar em operação. Solução: Limpar as palhetas com um pano úmido para tirar a sujeira e lavar os vidros manualmente (sem usar o esguicho do carro) de vez em quando, removendo todas as impurezas.

 
Pneus: Os pneus não são especialmente penalizados pelo tempo seco, mas muitas pessoas só percebem que o pneu está perdendo a segurança em piso molhado. Uma dica importante: para garantir a calibragem ideal utilize a informação indicada pela montadora sempre com os pneus frios, logo pela manhã, rodando a menor distância possível. Calibrar os pneus quentes pode levar a uma leitura equivocada e diminuir a vida útil. Os pneus devem ser calibrados semanalmente ou no máximo a cada 15 dias.

 
Óleo: Nos dias quentes é natural que o motor também trabalhe em temperaturas mais altas. Portanto, o veículo tende a consumir mais óleo. Lembre-se de verificar o nível de óleo semanalmente. Veículos submetidos a altas temperaturas em situação de tráfego urbano podem sofrer ainda mais com o consumo de óleo.

 
Bateria: Durante o verão a bateria sofre um desgaste acentuado devido às altas temperaturas. Uma dica é evitar o liga e desliga do veículo em curtas distâncias.

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