Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Campanha Novembro Azul alerta para os riscos de câncer de próstata

Detran-RJ participa do movimento com esclarecimentos para motoristas


O Detran-RJ entra na campanha de prevenção do câncer de Próstata e participa do Novembro Azul divulgando os métodos preventivos da doença. Em sua página na Internet, o Departamento publica esclarecimentos sobre o assunto.
O movimento intitulado Novembro Azul é uma campanha de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce da doença. Começou na Austrália, no dia 17 de novembro de 2003.


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) informa que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens no país — perdendo apenas para o de pele — e o sexto no planeta, representando 10% do total de casos. Por atingir mais os homens acima de 65 anos, é considerado um mal de terceira idade. No entanto, o maior desafio é cultural: convencê-los da importância do exame preventivo, que ainda hoje é um tabu masculino.


Durante todo o mês, monumentos em todo o planeta têm a sua iluminação alterada para a cor azul durante o mês de novembro. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor, a Igreja da Penha e o Maracanã estão nessa lista.


Prevenção    


Os médicos recomendam que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se houver risco elevado para o surgimento do câncer, sobretudo quando existe histórico familiar. Se não, o homem deve ir ao urologista anualmente a partir dos 50 anos para realizar os exames de toque e de PSA — principais formas para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos.


O exame de toque dura só dez segundos e visa a analisar a consistência e o tamanho da próstata e se existem lesões palpáveis através do reto. Aos mais receosos, a consulta ao urologista é uma boa oportunidade para tirar dúvidas e quebrar o preconceito em relação ao exame.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital