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Brasil sofre com falta de infraestrutura e de transporte público de qualidade

Professor da Universidade Mackenzie analisa a questão da mobilidade urbana no país


A cada dia cresce o número de veículos no Brasil. Conforme cruzamento dos números de registros do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e das estimativas populacionais do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2013, para cada 4 habitantes do país existe 1 automóvel.


No entanto, segundo o especialista em mobilidade urbana e professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Luiz Vicente Figueira, o que assusta não é o número de veículos por habitante, mas sim a forma com que os veículos são utilizados.


“Nos grandes centros dos países desenvolvidos esta relação é superior e nem por isto se torna um caos diário no trânsito. Se tomarmos como exemplo a cidade de Berlim, na Alemanha, há mais veículos que a própria população, porém a infraestrutura relacionada à mobilidade urbana inviabiliza naturalmente o uso diário do veículo próprio”.


O professor ainda argumenta que no Brasil, o desenho das cidades ao longo dos anos privilegiou o transporte individual, pois temos uma deficiência no transporte público. Segundo Figueira, não temos uma capacidade instalada e uma qualidade que pode ser percebida e que contribua para que a população migre do veículo próprio para o transporte coletivo.


“O veículo próprio não é o vilão, mas a solução quando bem utilizado. Usá-lo para ir ao supermercado, viajar nos finais de semana ou ir a uma festa são exemplos de uma boa utilização”, ressalta o especialista.


Outro ponto relevante está na fiscalização dos grandes centros. Figueira argumenta que, na maioria dos casos, mesmo irregular, o veículo continua transitando sem que nada aconteça com o proprietário.


“Se contabilizarmos os veículos que fizeram inspeção veicular em 2013 na cidade de São Paulo e os cadastrados pelo Detran neste município, há uma diferença de 1 milhão de veículos que podem estar transitando sem penalidades”, afirma.


Na opinião do especialista, enquanto não tivermos um transporte público de qualidade e uma infraestrutura voltada à mobilidade urbana, que naturalmente incentive as pessoas a optarem para o transporte de forma planejada e integrada ao trem e metrô, continuaremos a nos preocupar com o aumento de veículos por habitante, principalmente nos grandes centros.

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