Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

PEC define serviço de táxi como de utilidade pública

Medida pode por fim a discussão sobre licitação dos alvarás
    
A Câmara dos Deputados analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 425/14, do deputado Wellington Fagundes (PR-MT), que considera o serviço de táxi como de utilidade pública.


Hoje, a Constituição não trata o assunto, deixando margem de dúvida se o táxi é serviço público ou serviço de utilidade pública, segundo o deputado. No caso dos serviços públicos, o texto constitucional determina que sejam prestados diretamente pelo Estado ou sob regime de concessão ou permissão, sempre por meio de licitação.


Atualmente, a interpretação adotada pela maioria das prefeituras é de que o serviço de táxi é de utilidade pública, dependendo apenas de autorização do poder público. Porém, o Ministério Público (MP) de algumas cidades questiona a legalidade dessas autorizações, sem licitação prévia, argumentando que é um serviço público. Foi o que ocorreu em São Paulo, onde o MP entrou com um processo exigindo a licitação de todos os alvarás. O caso ainda não foi julgado em última instância.


O objetivo da PEC, segundo o autor, é “eliminar definitivamente toda a insegurança jurídica que a má interpretação da Constituição tem trazido para os taxistas do país”. Agora, a proposta será analisada pela Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania. Se for aprovada, a PEC será também analisada por comissão especial e pelo plenário, onde é exigida votação em dois turnos.


Redação da Folha do Motorista - Rio de Janeiro

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 57 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital