Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxistas precisam de um líder com ideias para defender seus interesses

Saiba o que Salomão Pereira fez pela categoria


Salomão Pereira concorreu ao cargo de vereador nas últimas eleições municipais, e recebeu expressivos 23.174 votos dos taxistas e familiares. Porém, devido à divisão de votos, não conseguiu ser eleito, e hoje é o 3º suplente do PSDB. Como três vereadores saíram candidatos a deputados estaduais e federais, Salomão terá grande chance de assumir como vereador em 2015, por dois anos, no lugar de um dos eleitos.


Em 2011 Salomão assumiu o cargo de vereador como suplente, substituindo Floriano Pesaro por 45 dias, hoje candidato a deputado federal, e também Adolfo Quintas por mais 45 dias. Pelo pouco tempo, Salomão não conseguiu finalizar seu trabalho em favor dos taxistas, e seus projetos estão em andamento.


Mesmo não sendo vereador titular, Salomão continua lutando a favor da classe. Foi sua a iniciativa de acabar com a obrigatoriedade da Contribuição Sindical na renovação do alvará através de processo no Ministério Público. Com parceiras políticas, derrubou as faixas zebradas, que eram fixadas nas laterais dos táxis, e enviou solicitações de aumento de tarifa à Secretaria de Transportes.


Salomão mobilizou todo o departamento jurídico da Coopetasp (Associação dos Coordenadores e Permissionários em Pontos de Táxi de São Paulo), para tentar reverter a decisão do Tribunal de Justiça, que julgou todos os alvarás extintos e exigiu licitação. Também se reuniu com o governador Geraldo Alckmin em busca de apoio político para a questão.


Quando os taxistas corriam o risco de serem proibidos de circular em todas as faixas e corredores exclusivos, Salomão Pereira argumentou diretamente com o Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, e com o promotor de habitação e urbanismo, Mauricio Antonio Ribeiro Lopes, em entrevista na sede da Secretaria de Transportes. Algum tempo depois, a solução foi parcialmente satisfatória, e os táxis continuam circulando nos corredores em determinados horários.


Conheça os candidatos apoiados por Salomão Pereira


Mesmo sendo convidado pelo partido para se candidatar a deputado, Salomão Pereira decidiu apoiar dois vereadores de seu partido que saíram candidatos nessas eleições: Gilson Barreto para deputado estadual e Floriano Pesaro para deputado federal. Se os dois forem eleitos, Salomão retorna para a Câmara como vereador suplente já no próximo ano.


“Os taxistas de São Paulo não podem ter no legislativo um representante omisso aos interesses da categoria. Salomão, além de ser o vereador mais votado desta categoria, também é jornalista da Folha do Motorista, e pode defender o taxista na imprensa e no legislativo”, citou Gilson Barreto.


Gilson Barreto ainda afirmou que quem relata sobre o trabalho de Salomão em favor dos taxistas é a própria classe. “Como vereador, admirei o seu trabalho e conhecimento. Um vereador não deve apenas fiscalizar o prefeito, mas sim defender os interesses de sua categoria. Salomão tem essas qualidades”.


“Os taxistas já perderam muito sem a voz de Salomão na Câmara Municipal, e esse ano é decisivo: finalmente os taxistas poderão contar com um representante para defender seus interesses. Eu, como deputado federal, e Gilson Barreto como deputado estadual, vamos trabalhar em parceira com Salomão, abrindo espaço para esses trabalhadores” afirmou Floriano Pesaro.


Veja alguns projetos apresentados por Salomão em 90 dias como vereador suplente


PL 346/2010 – Coberturas em pontos de táxi


Como não há uma lei específica regulamentando as coberturas em pontos de táxi, qualquer administração municipal pode entender essas estruturas como dispensáveis e proibir o seu uso. “Eu quis me antecipar, e garantir o direito do taxista às coberturas nos pontos. A categoria não pode perder esse pouco conforto que possui”, lembrou Salomão.


No projeto também há a possibilidade da construção de banheiros, para uso exclusivo dos taxistas, quando os pontos forem localizados em praças que possuem espaço suficiente para a instalação. “Essa é uma antiga reivindicação, principalmente das mulheres taxistas, que não possuem banheiros à disposição quando estão trabalhando”.


Ainda segundo o projeto, os taxistas poderão explorar o espaço do ponto de táxi para publicidade, aumentando sua renda. A instalação de painel com propagandas será facultativa aos permissionários.


PL 395/2010 – Zona Azul gratuita para almoço


Assim como qualquer outro trabalhador, o taxista precisa ter seu direito à alimentação respeitado. Pelas peculiaridades da profissão, esse direito passa pela possibilidade de estacionar o carro na cidade, o que nem sempre é tarefa fácil.


Segundo o projeto, o taxista poderá permanecer uma hora na Zona Azul para almoço, das 11h30 às 14h30, com cartão diferenciado, fornecido gratuitamente por entidade de classe e iniciativa privada. A capa e contra capa do talão poderão ser exploradas pelas empresas para custeio.


PL 146/2011 – Dispensa da inspeção veicular carros convertidos para GNV


Os veículos convertidos para GNV (Gás Natural Veicular) já são, obrigatoriamente, inspecionados pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).     


A inspeção veicular, que voltará a ser realizada em São Paulo após a licitação da prefeitura, realiza a fiscalização dos mesmos itens. Salomão lembra que não há motivos para um carro passar por duas inspeções idênticas.


PL 167/2011 – Reduz penalidades para taxistas


 O projeto de lei propõe que não se aplique penalidade quando o taxista aceitar passageiros próximos a pontos de estacionamento, desde que o condutor não esteja fora do veículo abordando passageiros e tenha o táxi parado por solicitação de terceiros.


Determinadas condutas de taxistas poderão ser reclassificadas como infrações do Grupo A, tendo como conseqüência a aplicação de multas, advertência e pontuação no prontuário, evitando-se, assim, a suspensão e lacração do taxímetro, que impedem o trabalho.


PL 149/2011 – Impede radares medidores de velocidade de multar por número quebrado


Multas somente serão aplicadas quando a velocidade atingir múltiplos de 5 km/h. O projeto prevê ainda que o atraso na aferição dos radares acarretará multa de R$ 5.100 à prefeitura, por equipamento.  A aferição deverá ser feita pelo INMETRO.


PL 114/2011 – Doadores de sangue


Fim da penalidade imposta pelo Detran do direito de dirigir aos doadores de sangue ao atingirem 20 pontos na CNH, desde que não tenham cometido infração gravíssima. O projeto prevê o aumento do número de doadores, salvando vidas.  


PL 178/2011 – Faixa exclusiva para motocicletas


Assegura aos motociclistas, em todas as avenidas e marginais, faixa exclusiva de um metro à esquerda, para reduzir o número de acidentes e mortes.


PL 163/2011 – Cobra indenização de quem causar prejuízo ao patrimônio público


O projeto prevê que a prefeitura cobre indenização de proprietários de veículos ou de empresas proprietárias de veículos, quando houver acidentes que causem prejuízos ao patrimônio público (exceto em casos de roubos com registro de Boletim de Ocorrência).  


PL 145/2011 – Dispensa o guia de ruas em vistoria do DTP


Regulamenta o uso do GPS nos táxis, dispensando o guia de ruas em vistoria do DTP.


PL 305/2011- Vagas em pontos de táxis


O projeto prevê o preenchimento de vagas em pontos de táxis por meio de abaixo assinado ou sorteio.


PL 312/2011 – Padroniza números dos imóveis


O projeto pretende facilitar a visualização dos números de residências e comércios localizados em ruas, avenidas e vielas da cidade de São Paulo.


PL 337/2011 – Árvores condenadas


De acordo com a proposta, as árvores devem ser inspecionadas e, as comprometidas removidas, para evitar danos ao trânsito, à população e ao patrimônio público. Após a remoção, outra árvore deverá plantada no mesmo local.


O projeto prevê também que a madeira das árvores removidas seja vendida. O valor arrecadado deverá ser usado para realizar reparos em escolas da rede municipal.


Salomão convida:


Os taxistas interessados em divulgar os candidatos apoiados por Salomão podem retirar material de campanha política na Rua Dr. Bacelar 17, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h. Telefone: 5574-7483

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital