Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxistas denunciam: táxis de outros municípios trabalham em SP

Segundo taxista, com a ausência da fiscalização do DTP aumentou muito o número de táxis de outras cidades trabalhando na capital


Táxis outros municípiosO taxista Roberto, que não quer publicar seu nome completo por medo de represálias, trabalha a 20 anos em um ponto na Vila Mariana. Segundo ele, táxis de cidades próximas a São Paulo sempre trabalharam indevidamente na capital, mas nos últimos meses o número de carros irregulares nas ruas vem crescendo.


Os táxis de cidades como Itapecerica da Serra, Mauá e Taboão da Serra também podem ser da cor branca. Com isso, os permissionários desses locais vêm para São Paulo para faturar mais. “Hoje todos os táxis são brancos e de modelos novos. Com isso, é fácil para os taxistas de outros municípios pegarem passageiros aqui na capital”, afirmou Roberto.


Segundo o denunciante, os bairros onde os táxis irregulares mais se concentram são Jardins, Itaim Bibi, Vila Olímpia, Vila Madalena e Pinheiros. “Os táxis de outros lugares geralmente possuem película de escurecimento nos vidros, e trabalham em horários de pico, de manhã e no final da tarde”, disse Roberto.


Roberto conta que, como esses taxistas se arriscam em São Paulo, eles não respeitam os táxis da capital e pegam os passageiros que acenam. “Várias vezes o passageiro acenou para o meu carro e fui “cortado” por um veículo de outra cidade, que passou à minha frente e ficou com o meu passageiro. Além de estarem irregulares, eles não têm respeito e ética na profissão”.


Táxis outros municípios 4O taxista diz que a fiscalização do DTP (Departamento de Transportes Públicos) nas ruas é praticamente inexistente. “Eu circulo o dia inteiro e não cruzo com nenhuma viatura de fiscalização do DTP. Os fiscais se concentram no aeroporto, e como os táxis irregulares sabem disso, simplesmente não aparecem por lá”.


A falta de representação política, segundo Roberto, é um dos principais motivos dos problemas enfrentados pelos taxistas. “Hoje, até os cachorros de São Paulo possuem vereadores que os defendam, mas os taxistas não têm um representante”.


Os passageiros também são enganados, já que não percebem que estão utilizando um veículo de outra cidade. “Os passageiros entram em um táxi branco e não olham a placa. Nós, aqui da capital, pagamos taxas e mais taxas, e somos prejudicados todos os dias. Já vi táxis de outras cidades em centros de convenções, esperando passageiros. Onde está a fiscalização?”, finalizou o taxista.


Folha do Motorista flagra táxis de outros municípios trabalhando em Pinheiros


Táxis outros municípios 2Na manhã do dia 16 de setembro a equipe do jornal Folha do Motorista foi até o bairro de Pinheiros para tentar flagrar algum táxi irregular trabalhando na cidade de São Paulo. Em 40 minutos, próximo ao metrô Faria Lima e à Rua dos Pinheiros, vários táxis de outros municípios circularam pelo local.


Foram fotografados táxis das cidades de Itapecerica da Serra, Itapevi, Iguape, Taboão da Serra e Embu das Artes. Outros táxis passaram pelo trânsito, mas não foi possível o registro fotográfico. Como alguns desses veículos eram brancos, facilmente poderiam ser confundidos pelos passageiros com um táxi da capital.


O taxista Alexandre dos Santos, permissionário de um ponto de táxi próximo ao Largo de Pinheiros, afirma que vê táxis de outros municípios trabalhando em São Paulo todos os dias. “Aqui em Pinheiros é muito comum ver táxis de outras cidades, talvez pela facilidade de acesso pelas rodovias”.     


Já o taxista Luciano Batista, que também trabalha em um ponto no bairro de Pinheiros, afirma que já presenciou táxis irregulares parando para passageiros. “Eles andam normalmente pela cidade, e se o passageiro acenar, eles param. Vejo principalmente carros de Taboão, Cotia e Embu. O pior é que a fiscalização só verifica quem trabalha direito, e os irregulares faturam tranquilos aqui em nossa cidade”.


Secretaria Municipal de Transportes recebeu fotos dos táxis de outros municípios, mas não se pronunciou


Táxis outros municípios 3Todas as fotos de táxis de outros municípios tiradas pelo jornal Folha do Motorista na região de Pinheiros foram enviadas para a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Transportes (SMT). Também foram informados à SMT os depoimentos dos taxistas legalizados, juntamente com seus nomes e pontos de estacionamento, mas até o fechamento dessa edição não recebemos resposta.


A Folha do Motorista questionou o órgão sobre a denúncia dos taxistas referente à falta de fiscalização do DTP nas ruas da cidade. Infelizmente, os taxistas da cidade de São Paulo continuarão sem respostas oficiais sobre esse assunto recorrente.

Táxis outros municípios 5

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 8 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital