Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxistas dos EUA já perderam 64% das corridas para aplicativos de caronas

Aplicativo Uber, que já opera em SP, é um dos responsáveis pelo prejuízo dos taxistas americanos


Os taxistas da cidade de São Francisco, na Califórnia (Estados Unidos), já perderam 64% dos passageiros para os aplicativos de caronas. Um relatório feito pela Agência de Transportes Municipais de São Francisco e publicado pelo Link Estadão mostra que o número de corridas de táxi caiu de 1.424 para 504 por mês na região. Isso acontece porque aplicativos como o Uber, o Lyft e o Sidecar estão ganhando mercado.


A Agência de Transportes de São Francisco declarou que o serviço de táxi foi claramente impactado pelos aplicativos de caronas. Cerca de 35% dos entrevistados afirmaram que utilizam os aplicativos pela facilidade de pagamento, e outros 30% disseram que o menor tempo de espera é o que os levou aos apps de caronas.


No Brasil, o Uber começou a operar em junho no Rio de Janeiro e em São Paulo, e no começo de setembro chegou a Belo Horizonte (MG). No Rio já há um projeto em tramitação na Assembleia Legislativa para proibir esse tipo de app. Em São Paulo a Secretaria Municipal de Transportes está estudando um meio jurídico de barrar a ação dos aplicativos de caronas. A prefeitura de Belo Horizonte ainda não se manifestou.


Dono do Uber diz que taxistas são oposição


Kalanick, diretor-executivo do Uber, foi entrevistado em um fórum de tecnologia na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, e afirmou que se sente como em uma campanha política, onde o Uber é o principal candidato e os cartéis de táxis são a oposição. Para ‘ganhar a eleição’, o Uber contratou David Plouffe, que foi o coordenador das duas campanhas que elegeram o presidente americano Barack Obama.


A empresa é hoje a maior startup do mundo, e está avaliada em US$ 19 bilhões. Taxistas de vários países vêm protestando contra a concorrência desleal do aplicativo, e em algumas cidades o Uber foi banido. Mas, mesmo proibido, o Uber desafia a lei: na Alemanha, após a proibição, o app lançou uma promoção de 30% de desconto nas corridas.


Segundo Kalanick, o Uber está em pleno funcionamento nos EUA e na Europa, seus dois maiores mercados. Recentemente o aplicativo começou a operar na China, onde também enfrenta resistências. “Todo mês criamos 50 mil novos empregos em todo o mundo. Brigamos com serviços de ônibus. Os taxistas querem nos matar. Os fabricantes de carro também. Há vários negócios que teremos que persuadir a virem para o nosso lado”, afirmou Kalanick.


Fonte: Link

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 23 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital