Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Câmera de segurança para táxis é destaque no Jornal Hoje

Sistema de segurança através de câmeras foi mostrado na Rede Globo no dia 05 de novembro


Câmeras3O Jornal Hoje, que vai ao ar pela Rede Globo de Televisão de segunda a sábado às 13h15, iniciou na semana do dia 03 de novembro uma série de reportagens sobre o uso de câmeras no combate à violência. Na quarta-feira, 05 de novembro, o destaque ficou com a câmera de segurança para táxis idealizada por Salomão Pereira, em parceria com a empresa Cerruns.


A repórter Patrícia Falcoski, como passageira dentro de um táxi, mostrou o funcionamento da câmera de segurança que fica localizada no pára-brisa do carro. A transmissão das imagens diretamente para uma central e o selo que avisa sobre a filmagem foram informados pela reportagem.


Os taxistas Antonio Carlos Paiva e Sérgio Braidotti, que já utilizam a câmera de segurança em seus veículos, foram entrevistados pela repórter. Antonio, que já foi assaltado mais de 20 vezes, se mostrou satisfeito com a câmera. “Eu não fui mais assaltado, não sofri mais ameaça de assalto e estou feliz”, afirmou em depoimento.


Já Sérgio Braidotti, que instalou a câmera em seu táxi há um ano, disse que o objetivo maior não é que os ladrões sejam identificados, mas sim que eles não cometam o crime dentro do táxi ao saber que estão sendo filmados. “Eu não quero pegar ladrão. Quem pega ladrão é a polícia. Eu só quero evitar que eles me peguem”.


A reportagem destacou que as câmeras, além de transmitirem segurança, também podem ser muito úteis em caso de acidentes. Roberto Kovalick, direto da Inglaterra, mostrou que empresas seguradoras estão dando descontos para os motoristas que instalarem câmeras dentro dos veículos. Isso porque, se um acidente acontecer, as imagens poderão ser usadas para comprovar, ou não, a culpa do condutor.


As câmeras instaladas em um ponto de táxi no Aeroporto de Congonhas também foram citadas na matéria. Além de evitar que assaltantes abordem os taxistas no local, essas câmeras já provaram que objetos não foram esquecidos dentro dos carros, como afirmavam alguns passageiros.


Direto de Nova Iorque o repórter Helter Duarte mostrou o sistema de monitoramento da polícia americana, que investe pesado em câmeras de segurança para combater os crimes comuns e também o terrorismo. Apenas no cruzamento da Times Square há 90 câmeras, e em toda a cidade mais de 6 mil vigiam tudo o que acontece. Segundo a polícia, 16 atentados terroristas foram evitados pelo uso das câmeras.


Câmera de segurança para táxis foi idealizada por Salomão Pereira


CâmerasA câmera de segurança para táxis foi idealizada por Salomão Pereira em parceria com a empresa de tecnologia Cerruns. A ideia era criar para os taxistas maior segurança no dia a dia de trabalho nas ruas. “Para que o projeto fosse viável, precisávamos ter um produto barato, com uma boa resolução e com o armazenamento das imagens fora do veículo. E foi o que fizemos”, lembra Salomão.


Todos os passageiros que entram no táxi são filmados. As imagens captadas são enviadas em tempo real para uma central de armazenamento. “Isso faz com que o taxista não vire alvo de criminosos, que poderiam destruir o carro para apagar provas. Com as imagens já gravadas na central, o veículo pode ser roubado ou destruído, mas tudo o que ocorreu dentro do carro poderá ser visto pela polícia”, informou Salomão Pereira.


Os veículos equipados com câmera de segurança possuem um selo que informa os passageiros sobre a filmagem: “Esse veículo está sendo monitorado, com imagens transmitidas para uma central”. Esse é mais um ponto favorável do sistema de câmeras já que, se um passageiro mal intencionado entrar no táxi, desistirá de cometer o crime ao saber que seu rosto será identificado com facilidade.


Salomão afirma que pensou na câmera de segurança devido à violência que assola a categoria. “O taxista é um alvo fácil para os criminosos. Em todas as edições do jornal Folha do Motorista noticiamos casos de violência e morte de profissionais, que são massacrados sem ter como se defender. Não basta comparecer ao velório ou enviar uma coroa de flores: eu decidi tomar uma atitude para que outros taxistas não se tornem vítimas”.

    
Veja como é simples ter uma câmera de segurança em seu táxi


A instalação do sistema de segurança para táxis através de câmeras é muito simples. Como hoje praticamente todos possuem um aparelho smartphone, é possível utilizar a linha telefônica desse aparelho já existente. Será necessário apenas adquirir outro celular, sem linha, para uso da câmera.     


A instalação sai por apenas R$ 250, e pode ser parcelada em três vezes sem juros. O custo do armazenamento das imagens e manutenção de todo o sistema é de R$ 45 mensais.
Estamos cadastrando oficinas especializadas em taxímetros de todo o Brasil para a ampliação de nossos centros de instalação.


Entre em contato conosco.

11 5575-2653
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 95 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital