Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Obras pretendem diminuir as enchentes em São Paulo

Pesadelo dos motoristas, as enchentes estão sendo combatidas pela prefeitura com obras pela cidade


Obras contra enchentesAproveitando o tempo seco, a prefeitura de São Paulo iniciou o projeto PRA - Programa de Redução de Alagamentos - visando diminuir as enchentes na capital paulista. As ações para minimizar os impactos do período de chuvas incluem limpeza de bocas de lobo, intervenções em pontos recorrentes de alagamento e obras de drenagem.


Está em andamento obras de drenagem nos córregos Ponte Baixa, Cordeiro e Sumaré/Água Preta. Segundo o prefeito Fernando Haddad, este ano já não haverá enchentes na região da Avenida Guido Caloi, na zona sul, onde fica localizado o córrego Ponte Baixa. “No Ponte Baixa, acho que está solucionado. Não devemos ter problemas ali, pelo menos é o que atestam os técnicos”, afirmou o prefeito.


O Córrego Cordeiro, responsável por inundações na Avenida Cupecê, na zona sul, ganhará dois piscinões, que armazenarão 90 milhões de litros de água. Já no bairro da Pompéia, na zona oeste, as avenidas Francisco Matarazzo, Pompéia e Sumaré são pontos freqüentes de alagamentos por conta dos córregos Sumaré e Água Preta. Para acabar com os transtornos, obras estão sendo feitas para ampliar as galerias, aumentando em cinco vezes o escoamento da água.


O PRA já concluiu 26 intervenções em pontos de alagamentos, e mais 25 obras estão em andamento. Os locais recebem restauração de margens, sistemas de galerias de águas pluviais e pavimentação. De janeiro a setembro de 2014 mais de 886 mil bocas de lobo foram limpas, quase dois milhões de metros de córregos passaram por limpeza e 140 mil m³ de lixo foram retirados dos piscinões.


O serviço de manutenção do sistema de microdrenagem (bocas de lobo, ramais e galerias), realizado manual e mecanicamente, tem o objetivo de garantir o escoamento da água e impedir que materiais sólidos, retidos durante as chuvas, obstruam a drenagem das águas. Por isso, as 32 subprefeituras executam serviços de varrição constante nas principais avenidas e ruas da cidade, evitado que o lixo jogado nas vias chegue ao sistema.


Segundo a prefeitura, 30 piscinões estão sendo licitados por toda a cidade, e serão construídos com recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), com custo em torno de R$ 1,6 bilhão. Em 2015 há a previsão de canalização de diversos córregos, que evitarão enchentes em todas as regiões da cidade: Aricanduva (zona leste), Morro do Freitas, Ipiranga, Paraguai/ Éguas e Cordeiro (zona sul), Paciência, Tremembé e Zavuvus (zona norte) e Verde/ Abegoária (zona oeste).


Semáforos não vão apagar por causa de queda de energia


Além da recuperação de 4.350 semáforos, a prefeitura já instalou mil no-breaks dos 1.800 previstos. O no-break evita que o semáforo fique desligado por queda ou oscilação de energia por até duas horas.


“Nenhum semáforo reformado pode, por qualquer motivo, ficar mais de duas horas sem funcionamento. Mesmo que caia um raio, mesmo que furtem o fio. A empresa tem compromisso com essa resolutividade”, afirmou o prefeito Haddad.


Ao todo, a prefeitura está investindo R$ 550 milhões na revitalização semafórica em andamento na cidade, incluindo a criação da Central Integrada de Mobilidade Urbana (Cimu), que avisa automaticamente quando um semáforo está com problemas.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 36 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital