Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Ipem dá quinze dias para aferir quase 34 mil táxis

Após a alteração os taxistas devem deixar de usar a tabela de conversão

 

Ipem 1Foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo em 17 de janeiro as datas para a mudança de tarifa nos taxímetros. O prazo se iniciou em 26 de janeiro, e os táxis acessíveis têm até o dia 30 deste mês para a alteração. Já para as categorias comum, comum rádio, especial e luxo o prazo se encerra em 13 de fevereiro.


O serviço será realizado pelas oficinas credenciadas e aferido pelo IPEM SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), dentro do período de atendimento aos taxistas durante a verificação anual de taxímetros, obrigatória a todas as categorias de táxi.


Após a mudança de tarifa nas oficinas credenciadas o taxista não poderá utilizar mais a tabela de conversão de preços, e deverá aferir o taxímetro, agendando o atendimento no posto de verificação do IPEM SP. O agendamento é feito pelo site www.ipem.sp.gov.br.


Além disso, no taxímetro será obrigatório o uso do lacre numerado na cor verde, a fixação do selo “reparado” e na parte interna do para-brisa uma etiqueta adesiva, informando o consumidor sobre a nova tarifa e proibindo o uso da tabela de conversão.


Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência.


Ao IPEM o taxista deve apresentar os seguintes documentos no ato da verificação: alvará de estacionamento, certificado de propriedade do veículo, certificado de verificação do IPEM referente ao último exercício, guia de serviço fornecida por oficina credenciada, comprovante de residência e GRU quitada.


Posto de verificação de taxímetro:
Rua Secundino Domingues 415/ 443 - Vila Alpina
11 2024-0483/ 2154-5065
Segunda a sexta - das 8h às 16h (exceto feriados)


No primeiro dia, oficinas credenciadas pelo Ipem ficaram lotadas


Ipem 2No dia 26 de janeiro, início do prazo estabelecido pelo Ipem para a verificação dos taxímetros, as oficinas credenciadas ficaram lotadas de taxistas. Muitos chegaram antes das 5h da manhã, e às 11h ainda não tinham sido atendidos.


Salomão Pereira afirmou que esse problema era previsto, e poderia ter sido evitado caso o prazo dado pelo Ipem fosse maior. “São Paulo possui uma frota de 33.987 táxis, e apenas 15 dias para a verificação é muito pouco. Esse tempo deveria ser de, no mínimo, 45 dias”, afirmou.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 14 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital