Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Novas regras para a retomada do veículo em caso de inadimplência

Bancos podem realizar apreensão em uma semana


Financiamento de veículosAs regras para retomada de carros, motos e demais produtos automotivos financiados em caso de inadimplência foram alteradas em 14 de novembro de 2014. Agora, com apenas um dia de atraso no pagamento o banco já pode enviar uma notificação para o devedor, e iniciar o processo de busca para recuperar o veículo em menos de uma semana.


Com as novas medidas o governo espera aumentar a oferta de financiamento de veículos, pois assegura aos bancos maior rapidez na retomada do bem em caso de inadimplência. O objetivo é aumentar a segurança para as instituições financeiras que, diante das garantias, podem tornar mais simples a avaliação de crédito e aumentar sua oferta.


As novas regras valem para os casos em que a compra do veículo é feita por financiamento, e o próprio veículo financiado é dado como garantia ao banco. “O banco tem permissão legal para ingressar com ação de busca e apreensão. Basta o simples envio de carta registrada com aviso de recebimento para o devedor”, alerta Claudia Almeida, advogada do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).


A nova lei prevê que o aviso de recebimento pode ser assinado por alguém diferente do devedor. Assim, qualquer pessoa, e não necessariamente o consumidor que contraiu a dívida, pode assinar o comprovante de recebimento da carta enviada pelo banco, que terá as informações sobre o atraso de pagamento e a possível busca e apreensão do veículo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital