Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxistas enfrentam longas filas na verificação de taxímetro do IPEM

Segundo o órgão, a causa da demora é a lentidão do sistema


Ipem 734Os taxistas estão enfrentando longas filas para serem atendidos no posto de verificação de taxímetros do Ipem (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), na Vila Alpina. De acordo com o órgão, a demora está sendo causada por uma lentidão no Sistema de Gestão Integrada (SGI) do Inmetro, que afetou a emissão dos documentos. A situação ainda não foi corrigida.


O Ipem informou que técnicos do Inmetro foram chamados para fazer uma análise nos servidores de armazenamento de dados e identificar a causa do problema. Mas, funcionários do posto da Vila Alpina, que não quiseram se identificar, afirmaram que parte da demora se deve aos próprios taxistas, que não respeitam os horários agendados.


“Muitos taxistas agendam o horário, mas chegam aqui antes ou depois. Existem casos em que a verificação estava marcada para as 10h, e o taxista chegou às 13h. Para que ele não volte para casa nós o colocamos no final da fila, mas com certeza ele vai esperar um tempo maior para ser atendido”, disse um dos funcionários.


Existem também casos de erros nos taxímetros, causados pelas oficinas. Segundo outro funcionário, quando o taxímetro está irregular o taxista é orientado a voltar para a oficina, e quando retorna ao posto do Ipem não precisa pegar fila novamente. “Nessa hora muitos taxistas reclamam que estamos passando pessoas na frente, e não entendem que aquele taxista é um caso diferente”.


A falta de documentação também é um dos fatores que atrasam todo o processo, segundo funcionários. O tempo médio para que o taxista entre no posto e saia com tudo regularizado é de meia hora, mas se há algum problema ou falta de documento o procedimento é alongado. Além de tudo, há taxistas que não fazem agendamento, e vão direto ao posto em busca de atendimento.


“Aqui nós tentamos agilizar ao máximo. Mas, pela manhã e à tarde o movimento realmente é grande, principalmente de taxistas que chegam em horário diferente do agendado. Se todos respeitassem o que foi marcado pela internet, a situação seria mais tranqüila”, lembrou o funcionário. O posto de verificação do Inmetro da Vila Alpina atende uma média de 240 táxis diariamente.


“Os taxistas que vêm até aqui querem seguir as regras. Quem é taxista sabe quais são os documentos, e o problema está na lentidão do sistema do Ipem. Antes era até pior, porque ficávamos no sol lá no autódromo. Agora pelo menos temos esse galpão quente”.
Edson Guilherme da Silva - taxista


“Sou viúva de taxista, já transferi o alvará para o nome do meu filho, mas como o documento do carro ainda não está pronto só queria uma informação referente à aferição. Fui muito mal atendida, e a funcionária me disse: se você quiser saber aguarda aí”.
Maria Polubriaginof – viúva de taxista


Taxistas devem agendar atendimento pela internet


Os taxistas devem agendar a verificação anual de taxímetro no Ipem de acordo com a data de vencimento do alvará. O horário de atendimento é marcado exclusivamente pelo site www.ipem.sp.gov.br.    A GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação também está disponível no mesmo endereço.


Os taxistas autuados por trafegar com o taxímetro irregular têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. As multas podem variar de R$ 500 a R$ 5 mil, dobrando na reincidência.


Na data da verificação, o taxista deve apresentar o alvará de estacionamento, o certificado de propriedade do veículo, o certificado de verificação do IPEM referente ao exercício de 2014 e a GRU quitada.

 
Posto de verificação de taxímetros Vila Alpina:
Rua Secundino Domingues, 415/ 443
De segunda à sexta, das 8h às 16h (exceto feriados)
Mais informações: (11) 2024-0483 / 2154-5065

Ipem FM734

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital