Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Novas placas tipo Mercosul dificultarão a clonagem de veículos

Modelos serão obrigatórios para veículos novos a partir de 2016 
    
A partir de janeiro de 2016 os veículos novos em circulação no Brasil terão um novo modelo de placas. O governo decidiu seguir os padrões do Mercosul e o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a Resolução 510, que aprova o novo layout. O objetivo é acabar com a pirataria.


“Os diversos elementos de segurança visam coibir as possíveis clonagens de veículos. A grande vantagem das mudanças é para o cidadão”, disse Rone Evaldo Barbosa, coordenador-geral de Informatização e Estatística do Denatran.


As novas placas deverão conter dispositivos para dificultar a sua clonagem – crime de índice elevado no país. O coordenador Rone Barbosa revela que um dos objetivos da medida e obter integração com dados dos países integrantes do Mercosul.


“Essa ação permitirá um controle mais rigoroso do transporte de cargas, transporte de passageiros e também de carros particulares entre esses países”, afirmou.


As placas


O novo desenho das placas conta com quatro letras e três números, com um fundo branco. Isto possibilita maior contraste e visualização, bem como auxilia na fiscalização eletrônica. O nome do país estará ao centro, com a bandeira nacional à direita. Outros itens são: linhas onduladas horizontais e marcas d’água com o logo do Mercosul, gravadas na película refletiva.


A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica: particular (preta), comercial/ aprendizagem (vermelha), oficial (azul), experiência (verde), diplomático (dourado) e colecionador (prateado). Será utilizado um filme na cor da categoria dos veículos com inscrições de segurança.


A proposta adotada para a placa dos cinco países do Mercosul foi elaborada pelo Grupo do Mercado Comum (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela). O novo modelo terá controle nacional para identificar a origem da placa, o que inibirá a clonagem do veículo.


No Brasil foi adotado o modelo que terá uma tira holográfica à esquerda, ao lado um código bidimensional, com a identificação do fabricante, a data de fabricação e o serial da placa.  No lado direito, será colocada a bandeira da unidade da Federação com o brasão do município de registro do veículo.


O Denatran credenciará as empresas que produzirão as novas placas. Mas os veículos antigos não precisarão trocar de placa. Isto ocorrerá apenas nos casos de mudança de município de registro do veículo.


Redação Folha do Motorista RJ

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 59 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital