Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Disfunção Sexual X Diabetes

Diabetes mellitus é uma doença metabólica e crônica, caracterizada por um aumento anormal da glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo porém, quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde tais como arteriopatias, neuropatias, insuficiência renal, infarto agudo do miocárdio e disfunção erétil.


Trata-se de  uma doença bastante comum no mundo, especialmente na América do Norte e norte da Europa, acometendo cerca de 7,6% da população adulta entre 30 e 69 anos e 0,3% das gestantes. Alterações da tolerância à glicose são observadas em 12% dos indivíduos adultos e em 7% das grávidas. Porém estima-se que cerca de 50% dos portadores de diabetes desconhecem o diagnóstico. Segundo uma projeção internacional, com o aumento do sedentarismo, obesidade e envelhecimento da população o número de pessoas com diabetes no mundo vai aumentar em mais de 50%, passando de 380 milhões em 2025.


A tríade clássica dos sintomas da diabetes incluem o aumento da frequência e volume urinário, sede aumentada e aumento da ingestão de líquidos e o aumento do apetite. Outros sintomas se relacionam ao turvamento da visão, perda abrupta de peso, sensação de fraqueza e disfunção erétil. Com exames tais como a dosagem da glicemia em jejum e/ou o teste de tolerância oral a glicose (GTT) torna-se possível confirmar a doença.


Para o tratamento é necessário, além de melhora da qualidade de vida por parte do paciente realizando atividades físicas e dieta, na maioria das vezes torna-se necessário o uso de medicações que podem ser administradas por via oral, via subcutânea e via inalatória de acordo com a classificação em insulino dependentes ou não. De fundamental importância é o acompanhamento frequente desse paciente em consultas e exames e a conscientização por parte do mesmo de que se trata de uma doença, até o presente momento, sem cura, mas que necessita de controle para não se agravar a ponto de levar a amputações, sequélas irreversíveis e até mesmo à morte.


Por: Clínica Duomo

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 32 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital