Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Uso de placas veiculares padrão Mercosul é adiado

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou por mais um ano a obrigatoriedade das placas veiculares com padrão único para todos os países do Mercosul. Assim, o novo modelo deverá ser usado a partir de 1º de janeiro de 2017 e não em 2016, como estava definido. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União em 30 de maio.


A prorrogação ocorreu porque ajustes técnicos ainda estão pendentes. Falta concluir o sistema de informática necessário e verificar questões de segurança na fabricação das placas, além de criar novas combinações de números e letras.


O modelo das novas placas será adotado apenas para novos emplacamentos. Para quem tem carro já emplacado, a troca é opcional.
 

Mudanças


As novas placas terão mais letras e menos números e a cor do fundo será sempre branca. Só as cores das fontes vão variar: para veículos de passeio, cor preta; para veículos comerciais, vermelha; carros oficiais, azul; em teste, verde; diplomáticos, dourado; e de colecionadores, prateado. As medidas serão as mesmas já utilizadas pelos brasileiros: 40 centímetros de comprimento por 13 centímetros de largura.


O nome do país estará na parte superior, sobre uma barra azul, enquanto o nome da cidade e do estado estarão na lateral direita, acompanhados dos respectivos brasões. Marcas d'água com o nome do país e do Mercosul estarão grafadas na diagonal ao longo das placas, com o objetivo de dificultar falsificações


No Brasil, a placa terá ainda uma tira holográfica do lado esquerdo e um código bidimensional que conterá a identificação do fabricante, a data de fabricação e o número serial da placa.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 76 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital