Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Marginais já estão com as novas velocidades, e multas a todo vapor

Velocidade foi reduzida em 20/07, sem período de adaptação para os motoristas


No dia 20 de julho as marginais Pinheiros e Tietê tiveram as velocidades reduzidas. Não houve um período de adaptação para os motoristas, e os 18 radares já começaram a multar. Os valores das penalidades variam de R$ 85,13 a R$ 574,62, com perda de 4 a 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


A redução de velocidade foi expressiva. Nas pistas expressas o limite passou de 90 km/h para 70 km/h; na pista central da marginal Tietê o motorista terá que trafegar a, no máximo, 60 km/h (antes o limite era 70 km/h); já nas pistas locais, a velocidade será de 50 km/h, contra os 70 km/h praticado anteriormente.


Segundo a prefeitura a medida busca diminuir o número de acidentes, já que no ano passado nas duas marginais ocorreram 1.180 casos com vítimas, com 1.399 pessoas feridas e 73 mortes. A administração também cita países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia, que diminuíram as velocidades e conseguiram uma queda no número de ocorrências.


Outras avenidas também terão a velocidade reduzida


A partir de 3 de agosto as Avenidas Jacu Pêssego e Aricanduva terão redução da velocidade, de 60 km/h para 50 km/h. Segundo dados da prefeitura, em 2014 aconteceram na Jacu Pêssego 150 acidentes, com 244 vítimas; 23 pessoas morreram.


Já em setembro será a vez do Corredor Norte-Sul: a velocidade máxima passará de 70 km/h para 60 km/h nos trechos sem faixas exclusivas de ônibus, e cairá para 50 km/h onde há faixas. O Corredor Norte-Sul abrange as Avenidas Santos Dummont, Tiradentes, Prestes Maia, Vale do Anhangabaú, 23 de Maio, Rubem Berta, Moreira Guimarães, Washington Luis e Interlagos.


As medidas de redução de velocidade na capital fazem parte de um programa que já diminuiu o limite em 26 quilômetros de ruas e avenidas. Até o fim do ano, a meta é chegar a 100 quilômetros de vias onde será preciso pisar no freio.


OAB e MP não querem redução de velocidade nas marginais


A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público (MP) são contra a redução de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros. A OAB moveu uma ação civil pública contestando a medida, e o MP abriu inquérito para investigar o caso, que está a cargo da Promotoria de Habitação e Urbanismo.


A Promotoria exigiu que a Secretaria Municipal de Transportes apresente os estudos que comprovem a necessidade de redução de velocidade nas vias. Em 21 de julho o Prefeito Fernando Haddad indicou um recuo, e disse que pode rever a medida no futuro.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 5 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital