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Como reduzir gasto com combustível: compare álcool, gasolina e GNV

Engenheiro da Rodagás esclarece todas as dúvidas sobre o combustível mais barato do mercado


Os taxistas sabem que rodar com GNV (Gás Natural Veicular) traz muita economia. Com 1 m³ de gás é possível rodar 40% a mais do que com 1 litro de gasolina, ou seja: se o carro percorre 9 quilômetros com 1 litro de gasolina, com 1 m³ de GNV poderá rodar acima de 12 km, e ainda pagar mais barato.


Porém, vários mitos foram criados em torno desse combustível, e a Folha do Motorista foi ouvir o engenheiro de produto Fábio da Silva e Sá, da empresa Rodagás, para esclarecer as dúvidas e ajudar o taxista na tomada de decisão.


Folha do Motorista: O GNV é compatível com a motorização de todos os veículos?
Fábio da Silva e Sá: O GNV é compatível com todos os veículos homologados para o serviço de táxi, independente do combustível original de fábrica (gasolina ou flex). Apenas alguns carros com injeção direta, como a S10 motor 1.5, não podem receber o Kit Gás, mas esses veículos não fazem parte do serviço de táxi.


Folha do Motorista: O que muda em um veículo com a instalação de um Kit GNV?
Fábio da Silva e Sá: Quem observa a parte do motor do carro praticamente não nota diferença com a instalação do GNV, exceto pela válvula de abastecimento. Para o motorista o que muda é a presença de uma chave no painel, onde ele poderá optar por usar o GNV ou outro combustível, e consultar a quantidade de gás. Há também a colocação do cilindro, que dependendo do modelo do veículo pode ser feita no porta-malas ou abaixo da traseira do carro.


Folha do Motorista: A potência do carro muda com a instalação do GNV?
Fábio da Silva e Sá: Com o uso do Kit GNV de 5ª Geração a perda de potência foi praticamente anulada. Há uma pequena variação, que só pode ser vista em testes de laboratório, mas o usuário não tem essa percepção. No GNV de 5ª Geração o gás entra cilindro por cilindro, na mesma ordem de explosão do carro, e nós conseguimos reduzir a perda de potência. Mesmo com o carro lotado com cinco pessoas, ar condicionado ligado e subindo uma ladeira, o motorista não irá perceber diferença. Além disso, em condições extremas o próprio sistema GNV detecta a necessidade de injetar um pouco de combustível líquido automaticamente, para que o veículo mantenha o desempenho.


Folha do Motorista: Porque o Kit GNV de 5ª Geração é melhor?
Fábio da Silva e Sá: Todos os veículos fabricados a partir de 2010 devem ser convertidos apenas com Kits de 5ª Geração, devido à modificação de tecnologia dos próprios carros. Ainda há oficinas que oferecem a instalação de outros tipos de Kit GNV, porém, esses não são compatíveis com os veículos mais modernos. A principal diferença dos Kits de 5ª Geração é a presença dos quatro bicos injetores, localizados no compartimento do motor.  

    
Folha do Motorista: Muitos motoristas ainda acreditam que o cilindro que armazena o GNV pode explodir. Isso é verdade?
Fábio da Silva e Sá: Isso não é verdade. Há normas e testes para a pressão de abastecimento, cilindro, válvula, e a segurança está sendo coberta pelo desenvolvimento. O GNV é menos denso que o ar, e se houver algum vazamento ele se dissipa rapidamente. O GNV é diferente, por exemplo, do GLP (gás de cozinha), que se acumula perto do solo. Além disso, no próprio cilindro há uma válvula de segurança, que é acionada em casos extremos: por exemplo, se o carro pegar fogo por qualquer motivo essa válvula libera o GNV e, com isso, não há risco de explosão.


Folha do Motorista: O peso do cilindro pode prejudicar a parte mecânica do veículo?
Fábio da Silva e Sá: O cilindro de GNV pesa em torno de 100 quilos, e os veículos já são projetados para suportar esse peso tranquilamente. A recomendação que passamos aos proprietários é de apenas seguir as recomendações do fabricante em relação à manutenção preventiva, com a substituição de peças desgastadas após determinados quilômetros percorridos. Não é necessário realizar uma adaptação diferente no carro devido ao peso do cilindro.


Folha do Motorista: Quando o cilindro é colocado no porta-malas, o motorista pode utilizar o espaço restante para o transporte de volumes? Se, por exemplo, uma mala pesada for colocada em cima do cilindro, há problemas?
Fábio da Silva e Sá: O porta-malas pode ser usado normalmente, mesmo com a instalação do cilindro de GNV. A parede do cilindro é composta por 20 mm de aço, e nada do que for colocado ao lado ou em cima dele irá prejudicar ou causar riscos.

 

Com a palavra, os taxistas:


Rodagás matéria 1“Esse já é o segundo carro que eu converto para GNV, e não utilizo mais outro combustível. Não sinto perda de potência, e gasto aproximadamente R$ 25 por dia, uma economia de quase 50% em relação à gasolina”.  
Marcos de Souza Vieira


Rodagás matéria 2“Uso GNV há dois anos, e a perda de potência é pouca. A economia diária, em relação ao álcool, é de 30%. Faço de 15 a 18 quilômetros com 1m³ de GNV”.
Francimauro Martins de Souza


Rodagás matéria 3“A economia com GNV é de 30 a 40%. Com os modelos novos de equipamento (Kit GNV de 5ª Geração) não sinto perda de potência”.
Manuel Rocha da Silva


Rodagás matéria 4“Eu uso GNV há um ano. A economia é grande, mesmo com poucos postos. Eu gasto no máximo R$ 30 por dia, sendo que antes gastava R$ 50. A perda de potência não é expressiva, e eu só uso outro combustível quando estou sem GNV e não encontro posto por perto”.
Felipe Casagrande


Rodagás matéria 5“Eu rodo com GNV há 15 anos. Não sinto perda de potência porque instalei o gás de 5ª geração. Com gasolina eu gasto R$ 80, e com GNV só R$ 30 por dia. A economia é muito boa. Só acho que precisamos de mais postos de abastecimento”.
Amauri Calais


Faça uma visita e conheça a Rodagás:


Fábrica de kits para GNV:
Rua Lício de Miranda 429 – Ipiranga
Telefone: 2823-0250

 
Oficina de manutenção e conversão de GNV:
Rua Antonio Frederico, 716 – Ipiranga
Telefones: 2273-8236/ 2215-6433/ 99942-5238 - ID 18845*2

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