Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Prefeitura tenta agilizar podas e remoções de árvores

Ideia é não repetir o que aconteceu no verão passado, quando centenas de árvores caíram pela cidade

 

A Prefeitura de São Paulo lançou, em 26 de agosto, o Plano Intensivo de Manejo Arbóreo (PIMA), que tem como objetivo diminuir o tempo de espera por podas e remoções de árvores. A administração está tentando não repetir os problemas enfrentados no verão passado, quando centenas de árvores caíram na capital paulista causando prejuízos materiais, transtornos no trânsito e mortes.


As equipes municipais que realizam as vistorias técnicas serão reforçadas. Além disso, a ideia é diminuir o tempo de resposta da população que solicita o serviço pelo telefone 156, da prefeitura.


Porém, nem todas as regiões da cidade serão contempladas. Segundo o PIMA, apenas as subprefeituras da Sé, Pinheiros, Butantã, Santo Amaro, Vila Mariana, Ipiranga, Lapa e Mooca, que juntas têm 42% das árvores e respondem por 62% das quedas registradas nos últimos dois anos, serão favorecidas com as novas medidas.


Com R$ 4 milhões de investimentos a iniciativa vai contar com 36 especialistas entre agrônomos e biólogos, 28 estagiários e 40 equipes de trabalho de poda, remoção e plantio. O planejamento contará ainda com o apoio de outros órgãos, tais como as secretarias municipais de Governo, Coordenação das Subprefeituras, do Verde e do Meio Ambiente, de Serviços, de Transportes e de Comunicação, além das próprias subprefeituras.


Foi firmada também uma parceria com a concessionária AES Eletropaulo, que permitirá a realização de podas e remoções de árvores com uma autorização única e anual, e não mais árvore por árvore. A parceria abrange as 32 subprefeituras, e agiliza a execução do serviço na cidade.


Chuva de 09 de setembro derrubou 165 árvores na capital


Os paulistanos já tiveram uma pequena amostra do que pode ser o verão: chuva, ventos e árvores caídas. No dia 09 de setembro uma forte chuva atingiu a capital, e segundo a prefeitura 165 árvores caíram.


Em um dos casos uma árvore atingiu uma motorista na Vila Madalena, e a vítima fraturou a perna. Pela cidade inteira comerciantes e moradores contabilizaram prejuízos com as quedas, que atingiram imóveis, veículos e a rede elétrica, deixando no escuro centenas de ruas.


Vereador Salomão possui projeto sobre a manutenção das árvores de SP


Em 2011, quando assumiu o cargo de vereador suplente por 90 dias, Salomão Pereira apresentou 16 projetos em favor dos taxistas e da população em geral. Entre eles está o Projeto de Lei 337/2011, que trata especificamente das árvores comprometidas de São Paulo. O item mais importante estabelece um prazo de 24 horas para que a Secretaria do Verde e Meio Ambiente realize uma inspeção, e decida pela poda, corte ou permanência da árvore.


“As árvores da cidade não podem ser retiradas aleatoriamente, mas também não devem ameaçar vidas. A Prefeitura precisa se comprometer a realizar as inspeções com mais brevidade. Existem pessoas que aguardam mais de um ano pela visita de um engenheiro agrônomo”, afirmou Salomão.


O projeto já passou pelas Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente da Câmara Municipal, mas foi arquivado com o fim do mandato do vereador. Com seu retorno ao cargo esse ano o PL foi desarquivado, e recebeu parecer favorável da Comissão de Administração Pública.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 57 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital