Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Autorizado o uso de taxímetro no Táxi Preto

Pedido do vereador Salomão Pereira foi atendido, e nos próximos dias taxímetros já começarão a ser instalados


Táxis Pretos 1 FM764Após ouvir as queixas sobre a falta de taxímetros nos Táxis Pretos, o vereador Salomão Pereira decidiu interceder pela categoria. Após reuniões o DTP determinou que a nova modalidade de táxis poderá ter taxímetro, e as instalações começarão a ser feitas nos próximos dias. No momento o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) prepara o material que será utilizado na aferição dos equipamentos.


A luta em favor dos Táxis Pretos foi grande. Salomão se reuniu em 14 de março no Ipem com o superintendente Clóvis Volpi, e em 18 de março com o diretor do Departamento de Transportes Públicos (DTP), Roberto Brederode Sihler. Por último o vereador participou da reunião da Câmara Temática do Serviço de Táxis, cobrando uma solução. Representantes dos taxistas e das empresas fabricantes de taxímetros também estiveram presentes.


Táxis Pretos 2 FM764Disparidades relatadas por taxistas foram passadas aos órgãos competentes, como o exemplo de uma corrida de 13 quilômetros com tarifa de R$ 10, e outra corrida de 6 quilômetros onde o app cobrou R$ 87,48. Segundo o Ipem, a fiscalização deve ser feita pelo órgão, independente do uso de taxímetro ou meio tecnológico para a geração do valor da corrida. Porém, a determinação estava sendo desrespeitada.


Após o Ipem concluir a etapa de regras e normas para os taxímetros da modalidade Táxi Preto, os proprietários dos carros poderão realizar a instalação do equipamento. Ainda não há uma data para o início dos trabalhos, mas a Folha do Motorista divulgará a informação.


Na última reunião da Câmara Temática do Serviço de Táxi, Salomão exigiu a instalação de taxímetros


Táxis Pretos 3 FM764Na reunião ocorrida em 7 de abril na Câmara Temática do Serviço de Táxi o vereador Salomão Pereira foi firme com o diretor do DTP, Roberto Brederode, e com o Secretário Adjunto da Secretaria de Transportes, Josias Lech. “Como vereador da cidade de São Paulo, em defesa desta categoria, exijo que seja cumprida a Portaria 095/2015 com a instalação de taxímetros nos Táxis Pretos. Os senhores estão desrespeitando sua própria Portaria”, afirmou Salomão.


O vereador disse que o aplicativo não deve fazer o papel de taxímetro, que não fixa bandeirada, hora parada, quilômetro rodado e bandeira dois. Aproveitando a presença de representantes das empresas de aplicativos, o vereador afirmou que essas empresas pretendem criar um monopólio, acabando com os taxímetros.


“Os senhores sabem que é crime de contravenção o que estão fazendo? O artigo 43 da Lei 3.688, de 3 de outubro de 1941, a Lei das Contravenções Penais, assegura que ninguém pode proibir o recebimento da moeda corrente. Aplicativo não é taxímetro”, lembrou Salomão.


Após a incessante defesa da categoria, na tarde de 19 de abril o gabinete do vereador foi informado pelo DTP que o uso dos taxímetros nos Táxis Pretos havia sido autorizado. O vereador comemorou a medida. “Nada é fácil para os taxistas. Sempre precisamos brigar muito para ter algum benefício, mas agora estou à frente dessas batalhas para que a categoria não seja mais enganada”, finalizou Salomão.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 23 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital