Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Aplicativo TAXISP: o aplicativo do taxista

A direção da Coopetasp - Associação dos Coordenadores e Permissionários em Pontos de Táxi de São Paulo - que tem como presidente Salomão Pereira, já previa a exploração das empresas de aplicativos sobre os taxistas. Por isso foi criado o aplicativo TAXISP, um aplicativo do taxista para os taxistas.


O TAXISP ficou 18 meses em funcionamento e cadastrou mais de 2 mil taxistas, número insuficiente para o atendimento dos passageiros que procuravam o serviço. Grande parte dos taxistas deixaram as centrais de radiotáxi, acabaram não se cadastrando no TAXISP e optaram por trabalhar com as empresas 99 Táxi e Easy, que não possuem nenhum vínculo com a categoria. Sua política meramente exploratória tem pouca visão de futuro, principalmente neste mercado tecnológico.


A Coopetasp investiu mais de R$ 150 mil com a criação da plataforma tecnológica, divulgação e custos operacionais, mostrando para a categoria o caminho para não se deixar ser enganados por apps que só visavam o lucro. Porém, o poder econômico do outro lado superou, e o TAXISP foi tirado do ar.


Depois que os aplicativos adquiriram um grande cadastro de taxistas e passageiros passaram a explorar a categoria. Hoje, muitos oferecem desconto de 25% ao passageiro, cobrança de 15% por seus serviços, 5% de ISS, mais 3,5% de transação de cartão de crédito. Repassando tudo para o taxista, chega-se a um prejuízo de 48% no valor de cada corrida, para uma categoria que levou quatro anos para receber do poder público 8% de aumento.


O serviço de táxi para essas empresas já não mais interessa, e agora estão canalizando os passageiros que usam o táxi para carros particulares, mais uma vez em busca somente do lucro. Essa irregularidade lamentavelmente é protegida pelo Prefeito Fernando Haddad, seu secretário de Transportes, Jilmar Tato e Rodrigo Pirajá da SP Negócios.


As empresas de aplicativos querem que os taxistas garantam seu faturamento de milhões de reais mensalmente. Tentaram acabar com o uso dos taxímetros, iniciando pelo Táxi-Preto, e somente a ação do vereador Salomão Pereira, brigando contra o poder público para que fossem instalados taxímetros nestes veículos mudou essa história. A meta era que os cinco mil táxis desta categoria só atenderiam o passageiro por meio de aplicativos, concentrando a eles todo o faturamento diário dos motoristas e garantindo sua lucratividade.


Salomão usou sua experiência e dedicação aos interesses da categoria, e não permitiu que o uso de taxímetros fosse abolido. A ideia era estender a cobrança somente pelo aplicativo também para os táxis comuns e, depois de retirar sua margem de lucro, repassar a sobra para o taxista, provocando um grande estrago a categoria. Hoje, no limite, os taxistas precisam se desvincular destes aplicativos.


Para encontrar uma solução e ajudar os taxistas o vereador convidou Luiz Orlandino, desenvolvedor do TAXISP, que funcionava sobre o controle da COOPETASP. “Para colocar novamente o aplicativo no ar há o custo de atualização do sistema, dois técnicos de operação, além de atendimento e divulgação. Além disso, o taxista terá que trabalhar só com o aplicativo TAXISP”, afirmou Orlandino.


Para arcar com esses custos iniciais precisamos do apoio dos taxistas e das empresas. Depois do app em funcionamento, para manutenção, pagamento de funcionários, técnicos, divulgação nos meios de comunicação, pretendemos cobrar apenas R$ 1 por corrida; mas isso irá depender do número de profissionais que aderirem.


Outra vantagem para o taxista é que o passageiro irá pagar diretamente a ele em dinheiro ou cartão de crédito e, de acordo com a quantidade de atendimentos, a Coopetasp irá gerar um boleto para ser pago no banco. “Só podemos voltar a funcionar se tivermos esse apoio. Acredito ser a única saída para conquistar o passageiro, e o taxista melhorar seu faturamento. Para funcionar dentro da legalidade solicitaremos nosso credenciamento no DTP”, afirmou Luiz.


Taxistas interessados no aplicativo TAXISP devem enviar e-mail para redaçãO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. com os seguintes dados: nome completo, endereço, telefone celular e há quanto tempo trabalha como taxista.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 62 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital