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Circulação de táxis em faixas e corredores ainda gera dúvidas

As regras valem também para os Táxis Pretos


Os taxistas da cidade de São Paulo ainda têm dúvidas quanto à circulação dos carros nos corredores exclusivos de ônibus (à esquerda) e nas faixas à direita. Em alguns locais as placas de sinalização estão desatualizadas e confundem o motorista, fazendo com que os taxistas evitem transitar nesses locais por medo de serem multados.


A regra que vale atualmente, independente de placas, é a seguinte: os táxis podem utilizar os corredores à esquerda com passageiro em qualquer horário e dia da semana; já sem passageiro somente de 2ª a 6ª feiras, das 20h às 06h, e aos sábados, domingos e feriados por período integral.
Já nas faixas à direita os táxis estão livres para circular em qualquer horário e dia da semana, mesmo sem passageiros. As regras valem também para os Táxis Pretos.


Os veículos não podem ter qualquer película de escurecimento nos vidros para usar as faixas e corredores. Além disso, é proibido o embarque e desembarque de passageiros nas faixas à esquerda, e a circulação em terminais e estações de transferência existentes ao longo dos corredores exclusivos de ônibus.


Projeto sobre faixas e corredores tramita desde 2015


Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei (PL) 166/2015, de autoria do vereador Salomão Pereira, que permite a circulação dos táxis nas faixas e corredores de ônibus, exatamente como no decreto da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) lançado esse ano.    


Salomão explicou que, mesmo com a publicação do decreto, irá manter o PL em tramitação para dar mais segurança para a categoria. “Como um decreto pode ser revogado a qualquer momento, para que o taxista tenha essa garantia em lei é importante a votação dos vereadores e a sanção do prefeito”.


Salomão lembra também a sua luta para que os Táxis Pretos pudessem circular nas faixas e corredores de ônibus. “O Táxi Preto não tinha taxímetro e luminoso, e busquei junto ao IPEM e SMT os mesmos direitos para a categoria”.


Grande parte dos projetos de Salomão é encaminhada para a SMT e Departamento de Transportes Públicos (DTP) para a elaboração de pareceres. Com isso, suas ideias são antecipadas em forma de decretos. “Isso ocorreu com o PL sobre o fim do guia de ruas para os carros com GPS, PL que regulamenta os aplicativos na atividade dos taxistas - sendo os taxistas os prestadores de serviço, e também com a liberação das faixas e corredores”, afirmou o vereador.

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