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Prefeitura uniformiza tarifas de todas as categorias de táxi

Portaria entrará em vigor em 24 de agosto


A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) lançou novas regras para as tarifas de táxi da cidade de São Paulo. A partir das 00h00min de 24 de agosto todas as categorias terão suas tarifas uniformizadas, e passarão a cobrar o valor da tabela dos táxis comuns. Com isso, o táxi comum, comum-rádio, especial, preto e luxo cobrarão o valor da bandeirada R$ 4,50, o quilômetro rodado R$ 2,75 e a hora parada R$ 33.


Quando o serviço for prestado aos domingos, feriados ou no período das 20h às 6h (em dias úteis) será utilizada opcionalmente a Bandeira 2, com acréscimo de 30% na tarifa para todas as categorias. A SMT também revogou os adicionais de 50% para as viagens metropolitanas, de rádio-chamada, de rádio-chamada com hora marcada e de bagagem.


O último reajuste do serviço de táxi de São Paulo aconteceu em janeiro de 2015, e foi de 9,8% (enquanto as perdas com a inflação ficaram em 29% no período). Antes disso, o ex-prefeito Gilberto Kassab havia reajustado as tarifas no início de 2011 em 18%, após quatro anos sem aumento.


Opinião de Salomão Pereira


As decisões da prefeitura do PT só complicam a situação dos taxistas. O serviço de táxi está sendo relegado à segunda classe com o fim das tarifas diferenciadas das categorias especial, luxo e preto. Esses motoristas investiram alto em carros luxuosos para prestar o melhor atendimento ao passageiro, e agora são obrigados a trabalhar com a tarifa da categoria comum.


O secretário Jilmar Tatto mais uma vez prejudicou os taxistas, obrigando-os a alterar o valor da tarifa e acarretando mais despesas. O pior é que cinco dias antes de tomar essa decisão ele visitou o sindicato da classe e muitos ainda bateram palmas para esse cidadão, que não deveria ter passado do portão e também não ter qualquer apoio da diretoria e dos que foram convidados. Tatto e o prefeito Haddad têm sido os piores gestores da cidade, dando total apoio ao transporte irregular por meio de aplicativos, como é o caso do Uber, 99 e Easy.


O preço cobrado pelo serviço de táxi da cidade é baseado em uma planilha de custo, que leva em conta a manutenção do veículo, combustível e condições de vida. Quem trabalha com carro particular faz um bico, então qualquer valor que recebe pelo serviço prestado é vantagem, já que não tem compromisso com o poder público. Lamentavelmente temos o pior prefeito da história. Mas o povo terá a oportunidade de mudar esse cenário muito em breve.

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