Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Pequenas ações ajudam a economizar combustível

Dirigir de maneira correta, realizar pequenas manutenções e cuidado ao escolher o combustível contribuem com a economia.

 

Calibre os pneus: Pneus murchos ou com a calibragem errada influenciam diretamente no consumo, fazendo com que suba até 15%. A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias, seguindo as orientações das montadoras para pressão, que é diferente para traseira e dianteira. Além da economia, a pressão ideal prolonga a vida dos pneus e exige menos da suspensão e direção.


De olho no peso: Um carro mais pesado precisa de maior aceleração para se movimentar e consome mais combustível. Observe no manual do proprietário o peso máximo recomendado pelas montadoras e faça uma revisão nos objetos do seu carro, inclusive nos acessórios externos. Racks e bagageiros aumentam a resistência do vento e consequentemente o consumo do combustível.


Marchas: Todos os veículos trazem no manual a velocidade certa para a mudança de marcha, que depende do torque do carro. O ideal é manter o conta-giros em uma faixa média, para não desgastar o motor e não consumir muito combustível. Além disso, não eleve a rotação até o limite para trocar de marcha, mesmo nos carros automáticos. Use esse recurso apenas se precisar ganhar aceleração em casos de emergência.


Troca das velas: Elas precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora. A função das velas é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.


Ar-condicionado: Seu uso pode elevar o consumo em até 10%. Evite usá-lo, exceto em estradas com velocidades superiores a 80 km/h. Em altas velocidades, ele é mais econômico do que manter as janelas abertas, que aumentam a resistência do ar e elevam o consumo até mais do que o ar-condicionado.


Desligue o motor: Se você irá ficar mais de um minuto com o carro parado, esperando um passageiro embarcar, desligar o motor e ligá-lo novamente quando for dar a partida ajuda a economizar combustíve

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 27 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital