Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Cuidados antes de colocar o carro na estrada

Para que não haja contratempos é fundamental uma revisão no automóvel.

 

Pneus: Todos os pneus devem ser inspecionados, inclusive o estepe, se houver algum pneu com problemas como bolhas, desgaste acentuado ou irregular, este pneu deve ser substituído imediatamente, pois não apresenta um nível de segurança aceitável para a viagem.
Deve-se checar a pressão dos pneus e atentar à quantidade de passageiros e bagagem que o carro irá carregar, pois quase todos os modelos exigem pressões diferentes para estas condições.

 

Rodas: Faça uma análise visual nas rodas, em caso de rodas amassadas, enferrujadas ou trincadas, deve ser feito o reparo ou em algumas situações a substituição da roda.

 

Triângulo, macaco e chave de roda: Verifique se estes itens estão no veículo e se estão em condições de uso.

 

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas: A realização destes serviços se faz necessário, pois seus sintomas costumam aparecer somente em velocidades mais altas, como por exemplo, vibrações ao volante e o carro puxando para um dos lados, geram muito desconforto durante a viagem.

 

Barulhos na suspensão: No caso de rangidos, batidas secas ou barulho como se fosse algo frouxo devem ser verificados, muitas vezes são folgas ou defeitos em peças que garantem uma boa dirigibilidade e estabilidade do veículo.

 

Fluidos: Para evitar falhas no motor, no sistema de freios e no câmbio durante a viagem é importante checar o nível e a validade de todos os fluidos e filtros dos veículos. Verificar possíveis vazamentos no líquido de arrefecimento, óleo do motor e transmissão, fluido de freio, direção hidráulica e embreagem. Se o prazo de troca de filtros e fluidos estiver próximo, não há mal em adiantá-lo.

 

Sistema elétrico: Confira se as lanternas, faróis e piscas estão funcionando corretamente e se não há lâmpadas queimadas.

 

Sistema de limpeza dos vidros: Verifique o funcionamento dos limpadores e desembaçadores, confira o nível do reservatório de limpeza e o estado das palhetas. Limpe bem os vidros, pois a sujeira reflete luz e dificulta a visão.

 

Freios: Faça uma revisão completa em todo o sistema de freio, dianteiro e traseiro, garantindo que todos os componentes estejam em perfeito funcionamento. A troca do fluído de freio deve ser feita de tempos em tempos conforme recomendação das montadoras, que pode ser feita a partir de 10.000 km ou dois anos.

 

Correia dentada: A substituição preventiva desse elemento, segundo os fabricantes, deve ser efetuada (em média) a cada 50 mil km. Mas uma verificação em cada 15 mil km pode apontar trincas e desgastes indicando a necessidade de troca. O rompimento desta peça pode danificar gravemente o motor.

A recomendação é realizar as verificações a cada 10.000 km ou quando for identificado algum sinal de falha.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 16 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital