Há como viver com segurança em uma grande cidade como São Paulo? Até um tempo atrás se podia dizer que sim, desde que se investisse em sistemas sofisticados de segurança, monitoramento e blindagem. Mas hoje, em que lugar, podemos nos sentir verdadeiramente seguros?
Os prédios eram tidos como saídas em um passado recente. Famílias deixaram os quintais e migraram para as diminutas áreas de serviço em busca de tranqüilidade e paz. Porém, diariamente vemos quadrilhas especializadas em roubos de condomínios sendo desmanteladas, e outras ainda em fuga, e com isso a segurança se esvai...
Casas de alto padrão, separadas do resto da humanidade por cancelas, rondas, cercas elétricas e afins também não foram capazes de frear o absurdo surto de violência que toma conta de nossa cidade. Bairros ricos são violentados com arrastões e assaltos em série, que tem hora e lugar marcados, mas não são evitados.
E o que falar do trânsito? Além da violência das colisões e atropelamentos, que fazem vítimas inocentes, há ainda as diversas modalidades de assaltos a motoristas. Tem pra todos os gostos: assaltos com motos, a pé no trânsito parado, no estilo arrastão, menores armados nos faróis, e por aí vai.
Isso tudo sem falar nos crimes que estamos sujeitos quando vamos simplesmente comprar um pão na padaria, fazer compras no supermercado, ir ao banco (nossa, e as saidinhas!), ou andar à pé pela cidade em uma noite enluarada. Pois é, nem os namorados podem mais ficar sentados nos bancos das praças.
Dá medo imaginar nossa sociedade daqui a alguns anos. Será que viveremos como em um daqueles filmes em um futuro distópico, onde tudo o que prezamos e tínhamos orgulho deixou de existir? Na verdade, temos que pensar ainda há tempo. E a mudança precisa começar em casa.
É dentro de um lar que as relações precisam ser construídas e alicerçadas, em bases de respeito e amor. E isso passa pelos casais, pais e filhos, netos e avós... Crianças bem criadas se tornarão adultos responsáveis, seguros, que poderão mudar os rumos de nosso país.
Acho que a esperança é por aí...
Temos 33 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital