![]() |
Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
![]() |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Aplicativo Uber já revoltou taxistas em diversas partes do mundo
Em junho o aplicativo Uber começou a operar na capital de São Paulo. Ele está presente em 150 cidades de 41 países, e coloca em contato passageiros e motoristas não profissionais. Além de São Paulo, no Brasil o Uber está presente no Rio de Janeiro desde maio.
A ideia é estimular a partilha de carros entre desconhecidos. O aplicativo permite calcular o preço da viagem, que depois é pago à própria empresa e não ao motorista, e normalmente custa 30% a mais do que um táxi comum. O Uber fica com 20% do valor final, e há uma taxa fixa, acrescida de um valor por minuto e outro por quilômetro rodado, num sistema semelhante ao de taxímetros.
Protestos contra o Uber já foram feitos por taxistas em diversas cidades pelo mundo. Porém, a empresa vem obtendo vitórias nas esferas judiciais. Os estados americanos do Colorado e da Califórnia mudaram as regras para permitir a operação do Uber, assim como as cidades de Washington e Seattle. Em Toronto, no Canadá, o prefeito rejeitou leis mais duras para este tipo de serviço por não querer “impedir a competição”.
No Brasil os taxistas detêm a exclusividade do transporte individual de passageiros segundo uma lei federal, e por isso os motoristas do Uber não poderiam prestar este tipo de serviço. As prefeituras do Rio de Janeiro e de São Paulo já se pronunciaram contra o aplicativo, mas não há uma ação concreta para impedir o seu funcionamento. Por nota, a Secretaria de Transportes de São Paulo informou que o motorista flagrado realizando uma atividade irregular terá o veículo apreendido.
Fonte: BBC Brasil em São Paulo
Temos 12 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital