![]() |
Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
![]() |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Medida em análise na Câmara amplia o comércio de armamento no Brasil
A Câmara dos Deputados começa a mudar o Estatuto do Desarmamento. A proposta aprovada inicialmente reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para a compra de armas no país, estende o porte para deputados e senadores e acaba com a proibição de que pessoas que respondam a inquérito policial ou a processo criminal solicitem o porte de armas.
O texto-base do substitutivo apresentado pelo deputado Laudivio Carvalho (PMDB-MG) foi aprovado por 19 a 8. Ele altera os projetos de lei que revogam o Estatuto do Desarmamento – Lei 10803/2003. A proposta batiza a nova norma de “Estatuto de Controle de Armas de Fogo”.
O novo texto assegura a todos os cidadãos que cumprirem os requisitos mínimos exigidos em lei o direito de possuir e portar armas de fogo para legítima defesa ou proteção do próprio patrimônio. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento prevê que o interessado declare a efetiva necessidade da arma, o que permite que a licença venha a ser negada ou recusada pelo órgão expedidor.
Segundo o autor o texto atende à vontade da maioria dos brasileiros, que teve os direitos tolhidos com a edição do Estatuto do Desarmamento, em 2003. “A proposta devolve ao cidadão de bem o direito de trabalhar pela sua própria segurança. Vamos devolver o direito à vida, que foi retirado pela atual lei”, afirmou.
Redação Folha do Motorista RJ
Temos 18 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital