![]() |
Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
![]() |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Os taxistas de São Paulo estão trabalhando há cinco anos praticamente sem reajuste de tarifa. No período de 2010 a 2015 o aumento não atingiu nem 10%. Segundo José Jorge, taxista há mais de vinte anos, o aumento se faz necessário. Manter um carro é muito dispêndio, e com a tarifa vigente fica difícil para o profissional da praça. Esperamos que o prefeito se sensibilize com a situação e dê um aumento compatível com a necessidade do taxista.
Para os mais novos de “praça”, segue a informação, e para os motoristas mais experientes, apenas relembrando...
O reajuste na tarifa de táxi depende da apresentação de “planilha de custos” que, geralmente, é feita pelo sindicato dos taxistas e enviada para o prefeito e secretário de transportes.
Em 2010 esse procedimento foi feito e o prefeito Gilberto Kassab concedeu o reajuste para a categoria. Porém, no mesmo decreto também determinou que, a partir daquela data, todas as renovações de alvará de estacionamento deveriam ser vinculadas à contribuição sindical do ano corrente.
Os taxistas na época ficaram indignados com essa situação, já que na renovação do alvará eram obrigados a apresentar a guia de contribuição paga. Os taxistas começaram a procurar Salomão Pereira, que entrou com um processo no Ministério Público exigindo a retirada dessa “obrigatoriedade” do decreto do prefeito.
O MP acatou o pedido, e esse artigo do decreto foi revogado. Graças a essa atitude heroica de Salomão os taxistas não precisam mais apresentar a guia de contribuição sindical paga desde 2010.
O pagamento da guia de contribuição sindical anual trata-se de uma “contribuição”, ou seja, fica a critério do próprio taxista fazer esse pagamento ou não. Fica a dica!
José Pessoa de Araújo
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Facebook: José Pessoa de Araújo
Temos 23 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital