![]() |
Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
![]() |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Táxis Pretos também podem usar vias segregadas
Os taxistas ganharam da prefeitura o direito de trafegar nos corredores exclusivos de ônibus (à esquerda), com passageiro, em qualquer horário e dia da semana; e sem passageiro de 2ª a 6ª feiras, no horário das 20h às 06h e aos sábados, domingos e feriados, por período integral.
Já nas faixas à direita os táxis estão livres para circular em qualquer horário e dia da semana, mesmo sem passageiros. A medida vale também para a nova modalidade de táxi de São Paulo, os Táxis Pretos.
Para utilizar o benefício os veículos não poderão ter qualquer película de escurecimento nos vidros que dificulte a visualização interna pela fiscalização. Além disso, é proibido o embarque e desembarque de passageiros nas faixas à esquerda, e a circulação em terminais e estações de transferência existentes ao longo dos corredores exclusivos de ônibus.
Corredores exclusivos de ônibus
I - Pirituba / Lapa / Centro
II - Inajar / Rio Branco / Centro
III - Campo Limpo /Rebouças/ Centro
IV - Santo Amaro / Nove de Julho / Centro
V - Jardim Ângela / Guarapiranga / Santo Amaro
VI - Capelinha / Ibirapuera / Centro
VII - Parelheiros / Rio Bonito / Santo Amaro
VIII - Itapecerica / João Dias / Centro
IX - Paes de Barros
X - Cidade Jardim/ Nove de Julho
XI - Luiz Carlos Berrini
XII - Cupecê / João de Luca / Vicente Rao / Roque Petroni
PL do vereador Salomão sobre as faixas e corredores já tramita desde 2015
Está em tramitação na Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei (PL) 166/2015, de autoria do vereador Salomão Pereira, que permite a circulação dos táxis nas faixas e corredores de ônibus. Exatamente como no decreto publicado pela Secretaria Municipal de Transportes, o PL de Salomão libera o táxi, durante 24 horas, com ou sem passageiros, nas faixas de ônibus à direita, e nos corredores à esquerda a qualquer hora, com passageiro.
Mesmo após o decreto publicado pela prefeitura, Salomão explicou que irá manter o PL em tramitação para dar mais segurança para a categoria. “Como um decreto pode ser revogado a qualquer momento, é importante que os taxistas tenham uma lei que permita a circulação nas faixas e corredores. Por isso, meu projeto irá seguir na Câmara”.
O PL 166/2015 já recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa, e agora está sendo analisado pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente. Após passar pelas comissões, irá à votação dos vereadores.
Temos 25 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital