![]() |
Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
![]() |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Os veículos que não foram inspecionados ou foram reprovados em 2013 não poderão ser licenciados. Situação deve ser regularizada até o final do mês.
A Controlar irá realizar a inspeção veicular em São Paulo somente até o dia 31 de janeiro. Com isso, os proprietários de veículos que não realizaram a inspeção veicular em 2013 ou que foram reprovados devem se apressar para regularizar a situação, porque não conseguirão licenciar o carro sem a aprovação.
Um levantamento feito pela Controlar aponta que 77.723 veículos com placas final 1 a 9 estão atrasados com a inspeção referente à 2013. Desse total, 65.335 já passaram pela inspeção, mas ainda não foram aprovados.
Isso significa que esses veículos estão sujeitos a multa de R$ 550 caso sejam parados em uma fiscalização de trânsito ou se forem flagrados por um dos radares que multam rodízio. Além disso, já estão com o licenciamento bloqueado.
Prefeitura escolherá ainda em janeiro quatro empresas para realizar a inspeção veicular
A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente realizará, no dia 13 de janeiro, uma Audiência Pública para a contratação de empresas para prestar serviços de inspeção veicular em São Paulo.
A iniciativa será realizada em quatro lotes, e as empresas deverão entregar envelopes contendo a proposta de preço para a realização dos serviços.
O prazo para a exploração dos serviços será de 60 meses, e não poderá ser prorrogado. O valor máximo estipulado pela Prefeitura por inspeção é de R$ 40,86. A previsão é de que as empresas ganhadoras iniciem a inspeção em março.
Contrato da Controlar vence em 31 de janeiro
Em 31 de janeiro de 2014 vence o contrato, e a empresa Controlar deixará de realizar a inspeção veicular em São Paulo. Será o fim do monopólio que trouxe prejuízos a inúmeros proprietários de veículos que não foram aprovados na inspeção da Controlar e não tinham a quem recorrer contra essa decisão.
Muitos carros particulares estão circulando nas ruas de São Paulo sem os documentos legalizados porque não conseguiram aprovação na inspeção realizada pela Controlar (principalmente veículos com sistema carburado ou que foram convertidos para gás natural).
Proprietários desses tipos de veículos estão sem opção: quando a inspeção aprova a emissão de poluentes em um combustível, reprova em outro.
Veículos carburados, mesmo convertidos para gás natural, deveriam ser analisados pela Controlar com o combustível que o veículo está rodando. A exigência da mesma medição de CO² nos dois combustíveis tem reprovado a maior parte destes carros, provocando grandes prejuízos a seus proprietários.
Se o seu táxi tem mais de três anos de uso, providencie a troca pelo 0 km. Aproveite as isenções de impostos e ainda deixe de ter a exigência da inspeção veicular.
Temos 22 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital