![]() |
Folha do Motorista SP Edição online | Edições em PDF |
![]() |
Folha do Motorista RJ Edição online | Edições em PDF |
Sedãs compactos também estão proibidos no serviço de táxi executivo
Visando melhorar a frota de táxi da cidade do Rio de Janeiro e oferecer um melhor serviço ao usuário deste meio de transportes, a SMTR (Secretaria Municipal de Transportes) está preparando o calendário de vistoria, que deve ser divulgado nos próximos dias. Os veículos com mais de seis anos de uso serão reprovados, e a “autorização” da prefeitura para rodar na praça cancelada.
De acordo com o Código Disciplinar da categoria, veículos do tipo hatch e pick-ups também estão proibidos. A medida consta na alínea '‘h’' do artigo 16 do Código publicado no Diário Oficial em 27 de dezembro de 2013. A SMTR já está rejeitando veículos fora das especificações.
A SMTR deverá autorizar os modelos de veículos que serão utilizados no serviço de táxi. A norma também exige que cada táxi seja equipado com ar-condicionado e dispositivo de GPS capaz de indicar a localização do veículo diretamente à prefeitura. Essas últimas normas ainda não foram regulamentadas.
Os modelos destinados ao serviço de táxi convencional devem ter capacidade de bagagem superior a 350 litros e quatro portas laterais. Em relação ao número de passageiros, a capacidade mínima deve ser de cinco, e no máximo, sete. A cor padrão dos táxis comuns é amarela, de acordo com a tabela MUNSELL 7,5y 7/10, com faixa na cor azul da tabela MUNSELL 5PB 2/6.
Os táxis executivos devem ter idade máxima de cinco anos, cor preta conforme o fabricante, motor de 1.8 cilindradas, bancos de couro ecológico ou assemelhado e vidro elétrico nas quatro portas (exceto os que não possuem versões de fábrica com vidros elétricos traseiros).
De acordo com a Portaria 03 da Subsecretaria de Concessões, os autorizatários (antigos permissionários) que não atenderem às normas terão seus veículos baixados no dia seguinte à sua última data de vistoria em 2015. Com isso, não poderão mais circular na praça, até que seja apresentado um carro novo. Em caso de desrespeito responderão às penalidades previstas no código de disciplina.
Temos 12 visitantes e Nenhum membro online
Links Interessantes: Coruja Feed | Agência Igloo Digital