Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Governador propõe renovação da frota de táxis do Rio de Janeiro

A ideia é facilitar a compra de veículos produzidos no Estado


Governador FM748O governador Luiz Fernando Pezão anunciou que vai propor a renovação da frota de táxis do Rio de Janeiro por veículos fabricados no estado. O anúncio foi feito durante a abertura dos debates sobre "Alternativas para a Retomada do Crescimento do Setor Automotivo do Sul Fluminense”, promovido pelo Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico, da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj)


Além dos táxis, o governador estuda a possibilidade da compra de veículos escolares em apoio aos municípios, como forma de incentivo ao polo da indústria automotiva do Sul Fluminense:


“Estamos estudando e acho que seria uma maneira de dar um presente à cidade, aproveitando os Jogos Olímpicos, para apoiarmos, por meio de linhas de financiamento, com a AgeRio, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o BNDES, a renovação de toda a nossa frota de táxis, com carros fabricados no estado. Seria uma maneira de melhorarmos a frota, gerando emprego na nossa região, na nossa cidade. Não podemos deixar de crescer, de pensar no emprego e na prosperidade. Coloco-me à disposição do setor automobilístico e desta casa, a Alerj, para pensarmos iniciativas”, disse.


A indústria automotiva do Sul Fluminense é a segunda do Brasil. Atrás apenas da de São Paulo. O setor reúne 17 empresas entre montadoras e fornecedores, que geram 12 mil empregos.


O atual momento econômico tem impacto no setor automotivo fluminense. As empresas puseram 30% da mão de obra em férias coletivas. Entre janeiro e agosto deste ano, houve uma redução de 10% nas encomendas, comparado com o mesmo período do ano passado.


O governador acrescentou ainda que tem insistido com o Governo Federal para instalar no estado do Rio de Janeiro a fábrica de carros elétricos que a empresa japonesa Nissan quer construir no Brasil.


“O Governo do Estado tem se preocupado com o Sul Fluminense, que se tornou o segundo polo automotivo do país. Estamos procurando incentivar, através de mecanismos estaduais, algumas ações. Temos discutido quase que mensalmente com o setor. Conseguimos algumas vitórias na pauta de reivindicações, no que se refere à infraestrutura. Está para começar a obra da pista de descida da Serra das Araras e também conseguimos colocar na renovação da concessão a questão das vias marginais que vão de Quatis até Itatiaia, localidades que têm crescido muito, mesmo com as dificuldades econômicas. Também temos levado a questão da fábrica de carros elétricos da Nissan à Brasília, que acreditamos que será fonte de tecnologia e empregos”, esclareceu Pezão.


O Presidente da Alerj e do Fórum, o deputado Jorge Picciani, explicou o interesse do Legislativo na questão do Sul Fluminense.


“Já se perdem centenas de milhares de empregos no país e isso é muito prejudicial. O setor automotivo do Sul Fluminense gera 12 mil empregos diretos e mais do que o dobro de empregos indiretos. Tendo em vista o momento econômico brasileiro precisamos encontrar alternativas para voltarmos a crescer. Temos, no Rio de Janeiro, trabalhado em busca de soluções negociadas, conciliadas, independente de posições políticas e ideológicas”, disse o presidente da Alerj.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 51 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital