Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Pré-candidata a presidente dos EUA ataca Uber durante a campanha eleitoral

Hillary Clinton questiona violação de direitos trabalhistas por parte da empresa


Uber761As pressões contra o Uber crescem até mesmo no país em que surgiu. A pré-candidata a presidente dos EUA, Hillary Clinton, declarou durante a sua campanha que empresas como Uber roubam salários de seus próprios ‘trabalhadores’.     Ela manifesta preocupação com empresas que dependem de trabalhadores contratados e que acabam sem proteção do governo.


Nos EUA, a Uber enfrenta diversas questões judiciais. Por parte de pessoas lesadas. Os motoristas alegam que são tratados como empregados. Recentemente, a Comissão do Trabalho da Califórnia decidiu que um condutor Uber é um empregado da empresa.


A Uber recorreu sob a alegação de que não exerce qualquer controle sobre o motorista. Por outro lado, a Comissão do Trabalho da Califórnia diz que Uber está "envolvido em cada aspecto da operação", e que a Uber controla o uso ferramentas do motorista, monitora seus índices de aprovação e afasta o condutor caso sua classificação caia para menos de 4,6 estrelas. Tudo isso indica subordinação.


Em outro estado norte-americano, uma agência estatal da Flórida determinou que os motoristas Uber são empregados. Tudo porque a empresa controla o trabalhador, a oportunidade de lucro ou perda deste trabalhador, o investimento em veículos, a habilidade, entre outras condições.


Nos EUA, a Uber promete a seus motoristas boa remuneração, horários flexíveis de trabalho e veículos com desconto. Por outro lado, deixa de cumprir as obrigações legais como cobertura de saúde e odontológica do empregado, além de deixar de recolher impostos devidos.


Ameaça eleitoral


Comentando sobre a Uber, a Democrata Hillary Clinton, disse que iria "acabar com os patrões que exploram os empregados por subclassificá-los como empreiteiros ou mesmo roubar seus salários”. Disse ainda que "Muitos americanos estão fazendo dinheiro extra alugando um quarto pequeno, vendendo produtos que eles próprios fazem, ou até mesmo dirigindo seu próprio carro. Esta economia sob demanda está criando oportunidades emocionantes e desencadeando a inovação. Mas também está levantando questões difíceis sobre a proteção do local de trabalho e que um bom trabalho será semelhante no futuro", disse Clinton.


Nos Estados Unidos, a Uber é um tipo de empresa classificada como contratante. Isto significa que ela não é responsável por todos os tipos de custos, incluindo a Segurança Social, seguro de saúde, afastamento remunerado por causa de doença, gás, carro de manutenção, entre outros benefícios ao trabalhador.  Mas esta é uma das questões que circulam no país do “Tio Sam”.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 104 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital