Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Você sabe o que significam as siglas dos óleos lubrificantes?

Utilizar um óleo inadequado pode causar danos e prejuízos


O tipo de óleo lubrificante para motor apropriado para o seu veículo normalmente encontra-se no manual do proprietário, já que cada automóvel possui uma especificação adequada devido a algumas condições. Mas, qual é o significado das siglas de classificação presentes nos óleos?


Os óleos lubrificantes para motor seguem uma classificação recomendada pela sociedade de engenheiros automobilísticos - SAE (Society of Automotive Engineers). Essa classificação refere-se apenas à viscosidade do óleo (resistência do fluído para se movimentar em uma determinada temperatura), obtida em testes realizados com temperaturas específicas.


No caso de condições de baixa temperatura, a classificação SAE designa a viscosidade por um número e pela letra W (que significa winter, ou seja, inverno em inglês), como por exemplo: SAE 5W. No caso de condições de temperatura quente, a viscosidade é dada por um número, como: SAE 40.


O índice de viscosidade dos lubrificantes pode ser alterado por meio de aditivos. Esse tipo de lubrificante é conhecido como óleo multiviscoso pela classificação SAE. Por exemplo: um óleo 5W30. Esse tipo de óleo destina-se a motores expostos a uma ampla faixa de temperaturas ambientais.


Com a necessidade de um critério de desempenho, o API (American Petroleum Institute) desenvolveu uma classificação baseada no grau de severidade do serviço a que o motor diesel ou gasolina é submetido. Esse nível de severidade é identificado pela adição de uma letra (A, B, C...) ao símbolo da linha.

    
Veja exemplos de alguns tipos de óleo


O óleo SG é destinado a carros de passageiros à gasolina, caminhões de serviços leves e furgões fabricados de 1989 em diante. Comparando com o óleo da categoria SF, apresenta uma melhora significativa do desempenho no controle de depósitos, especialmente borra, como também uma melhor proteção contra o desgaste de válvulas e melhor controle da oxidação.


Procure no manual do proprietário a faixa de viscosidade indicada pelo fabricante. Utilizar um óleo lubrificante de motor inadequado para o seu veículo pode causar sérios danos e alto custo de reparo. Desgaste do motor, sedimentos e fricção do motor não são apenas problemas caros, mas podem lhe custar tempo e frustração.


Fonte: Cesvi Brasil

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 48 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital