Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Como evitar danos ao carro nessa época de chuvas

Saiba como se prevenir de problemas com enchentes


Conhecer procedimentos básicos sobre como conduzir o seu veículo em dias de alagamento, além de aumentar a segurança, pode prolongar os dias de vida do seu carro. O principal é enfrentar as fortes chuvas sem correr o risco de ter que abandonar o automóvel quebrado no meio de um alagamento.


O ideal é evitar transitar em ruas alagadas. Mas, caso não seja possível, é importante nunca desligar o motor do carro durante as enchentes, mesmo em grandes congestionamentos. Ao passar pelas enxurradas é preciso andar devagar, deixando o motor sempre em rotação mais elevada. Isso impede que a água se acumule no escapamento, e chegue até o motor.


Outra dica é sempre identificar em que altura do automóvel a água está batendo. O ideal é passar com o automóvel em alagamentos cuja altura da água não ultrapasse a metade das rodas. Isso porque, ao atingir o escapamento, a água pode chegar até o motor, e causar o chamado calço hidráulico. O prejuízo do motorista é ainda maior quando o carro está ligado há bastante tempo e sua temperatura está alta, pois ao entrar em contato com a água fria acontece o choque térmico, podendo trincar o bloco do motor ou o catalisador.


Os sintomas que o automóvel apresenta caso esteja danificado devido à entrada de água durante alagamentos são: perda de potência, motor falhando (vibração intensa do automóvel), até a total parada, com risco de não ligar mais e ter de ser guinchado até a oficina mecânica.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 23 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital