Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Táxi Preto perdia até 40% do valor da corrida com aplicativo

Prefeitura recuou e permitiu a instalação de taxímetros nos Táxis Pretos


O Táxi Preto emplacado já pode instalar o taxímetro devidamente aferido pelo IPEM – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo. A luta foi árdua, mas o vereador Salomão Pereira conseguiu que a Prefeitura cumprisse a Lei 12.468/2011, as resoluções do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), e o próprio edital que instituiu a categoria.

 

Após diversas reuniões no IPEM, Departamento de Transportes Públicos (DTP), Comissão Temática do Serviço de Táxi, Secretaria de Transportes e Prefeitura, a questão foi resolvida à favor dos taxistas. Antes, os Táxis Pretos só podiam cobrar o valor indicado pelo aplicativo, e eram proibidos de possuir taxímetro.


“Já temos uma tarifa baixa em São Paulo, e esses profissionais estavam trabalhando com prejuízo de até 40% com a cobrança sendo realizada pelo aplicativo. O erro acontecia também com o passageiro. Tenho comprovantes em que uma corrida de seis quilômetros custou R$ 87, e outra de 30 quilômetros o taxista recebeu apenas R$ 10”, lembrou o vereador.


As empresas de aplicativo tentaram criar um monopólio, acabando com o uso de taxímetros, afirmou Salomão. “A Lei Federal 12.468 obriga a instalação de taxímetros em cidades com mais de cinquenta mil habitantes. A Prefeitura, para beneficiar empresas de aplicativos, não permitia a instalação desses equipamentos, causando prejuízos para os taxistas. Após várias reuniões e com o apoio do Ipem conseguimos fazer valer a lei”.


Na tarde de 02 de maio o vereador esteve presente na FIP, empresa especializada em instalação de taxímetros, acompanhando os primeiros Táxis Pretos que foram realizar a colocação dos equipamentos. O luminoso é outra reivindicação dos taxistas, já que muitas vezes seus veículos são confundidos com carros da Uber por não ter uma identificação clara ao  passageiro.


Prazo para instalação dos taxímetros nos Táxis Pretos


O IPEM definiu o prazo para a instalação dos taxímetros para a nova categoria de táxis de São Paulo: os Táxis Pretos. Os interessados têm até o dia 25 de maio de 2016 para procurar uma oficina credenciada e providenciar a colocação do equipamento.


Já a verificação anual de taxímetros dos Táxis Pretos está marcada para ocorrer de 1º a 30 de junho. O atendimento deve ser agendado pelo site do IPEM (www.ipem.sp.gov.br). No mesmo local também é possível emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União) para o pagamento da taxa de verificação. Sem o agendamento online e a taxa quitada, o atendimento não é realizado.


Na data da verificação o taxista deve apresentar o alvará de estacionamento, o certificado de propriedade do veículo, a guia de serviço da oficina permissionária que instalou o taxímetro e a GRU quitada. Maiores informações podem ser solicitadas ao IPEM, pelos telefones 11 2024-0483 e 2154-5065.


Até agora somente 1.200 Táxis Pretos estão rodando em SP.
DTP deve fazer novas chamadas para os interessados nos alvarás.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 86 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital