Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Câmera de segurança nos táxis: várias cidades estão aderindo

Belo Horizonte estuda a implantação de câmeras. Os táxis de Porto Alegre e São Paulo já possuem câmeras, e em Juiz de Fora a instalação será feita em breve


CâmerasDevido à violência, várias cidades do Brasil estão aderindo ao sistema de câmeras de segurança para identificar o passageiro que entra no táxi. Em Belo Horizonte, que registra pelo menos cinco assaltos por dia a taxistas, a ideia surgiu durante uma reunião com a comandante do policiamento, Cláudia Romualdo, o deputado estadual João Vítor Xavier e representantes do Sindicato Intermunicipal dos Condutores Autônomos de Veículos Rodoviários, Taxistas e Transportadores Autônomos de Bens de Minas Gerais (Sincavir). A medida está em fase de discussões.


Em São Paulo cerca de 30 taxistas já possuem câmeras de segurança instaladas em seus carros. A idéia partiu de Salomão Pereira, presidente da Coopetasp (Associação dos Coordenadores e Permissionários em Pontos de Táxi de São Paulo), editor do jornal Folha do Motorista e vereador suplente. “O mesmo sistema de São Paulo pode ser instalado em qualquer lugar do Brasil”, lembrou Salomão.


Um monitoramento semelhante é usado em táxis de Porto Alegre. Na capital gaúcha, o monitoramento funciona durante 24 horas, é automatizado e tem se mostrado eficaz. Em uma situação de risco, a polícia é avisada para evitar o assalto, e a filmagem é arquivada por 60 dias.


Em Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, uma pesquisa consultou 160 taxistas em relação a dispositivos de segurança que poderiam ser implantados nos táxis. Mais de 50% dos profissionais votaram a favor da instalação da câmera de segurança como medida de proteção a assaltos. A implantação das câmeras começará a ser realizada após a Secretaria de Transportes enviar para a Câmara de Vereadores o texto da lei, instaurando a obrigatoriedade da presença do item nos veículos.

 

Veja como funciona a câmera de segurança em São Paulo


 Um smartphone é colocado em um suporte, próximo ao pára-brisa do veículo. As imagens começam a ser gravadas quando o passageiro entra no táxi, e ficam armazenadas em uma central, em outro país.  


Mesmo que o veículo ou o aparelho smartphone sejam roubados, os criminosos serão identificados porque suas imagens já estarão registradas. O sistema inibe a ação do criminoso e protege o taxista, já que o resgate das imagens não é acessível pelo veículo.


Para orientar o passageiro, um selo informa sobre a filmagem: “Este veículo está sendo monitorado, com registro de imagem transmitido para uma central”.


Interessado em câmera de segurança para o seu táxi?


Para baratear a mensalidade, Salomão Pereira, a empresa de tecnologia Cerruns e a LG criaram uma solução: utilizar a linha do aparelho smartphone que o taxista já usa em seu dia-a-dia no táxi. Desta forma, será necessário adquirir apenas outro aparelho, sem linha, para uso da câmera.


O custo do armazenamento das imagens e manutenção de todo o sistema é de R$ 45 ao mês, menos que um cafezinho ao dia. A instalação do equipamento sai por R$ 250, e pode ser parcelada em três vezes sem juros.


Entre em contato com a Coopetasp:
11 2081-1015
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 44 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital