Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Record faz reportagens sobre câmera de segurança nos táxis

Reportagens foram exibidas no Jornal da Record, de 07 a 11 de abril, com reprises em outros telejornais da emissora


CâmerasO Jornal da Record, exibido de segunda a sábado às 20h40, é o principal programa jornalístico da TV Record, e alcança o segundo lugar em audiência nacional no horário nobre.


Na semana do dia 07 de abril, o telejornal exibiu a série de reportagens “Na Corrida”, sobre a rotina dos taxistas em diversas cidades do Brasil e do exterior. A emissora deu destaque para a câmera de segurança, idealizada por Salomão Pereira e pela empresa Cerruns Tecnologia.


As matérias foram realizadas pelos repórteres Luis Gustavo, Catarina Hong e Eduardo Ribeiro. Eduardo visitou a redação da Folha do Motorista, entrevistou Salomão Pereira e também conversou com taxistas que já possuem a câmera instalada em seus táxis.


Na série, os repórteres destacaram a violência que ronda a categoria. “São pelo menos 30 assaltos por mês na capital paulista, e 16 assassinatos só esse ano. O número de taxistas mortos em serviço desde janeiro já é igual ao total de casos registrados no ano passado inteiro”, informou Eduardo Ribeiro.


Os taxistas entrevistados afirmaram que os criminosos se passam por passageiros, e durante a corrida anunciam o assalto. Eduardo também foi à Buenos Aires, na Argentina, onde os taxistas entrevistados relataram casos de violência iguais aos ocorridos no Brasil.


A taxista Vanilde Rodrigues Soares, a primeira a instalar a câmera de segurança, foi uma das entrevistadas. Ela descreveu o seqüestro relâmpago que sofreu, através de uma reconstituição. “Eu não sabia se iria sobreviver”.


Vanilde deixou claro que só não abandonou a profissão porque instalou a câmera em seu táxi. “A única coisa que me dá segurança e me faz continuar é saber que eu tenho essa câmera que pode inibir assaltos”.


O golpe sofrido por Vanilde recentemente, que só não foi assaltada porque o suposto criminoso viu a câmera no táxi, também foi contado na reportagem. “Eu percebi que ele olhou para a câmera, puxou o boné, se abaixou e percorreu todo o trajeto com a cabeça baixa. Ele desceu e não pagou a corrida”, citou Vanilde.


Salomão Pereira, entrevistado para a reportagem, afirmou que não há como o criminoso recuperar as imagens através do taxista, porque o armazenamento é feito fora do país. “Se o passageiro permanecer no táxi por dois segundos sua imagem já estará registrada. Se ele tiver a intenção de assaltar o taxista, irá desistir”.


Veja como funciona a câmera de segurança


 Um smartphone é colocado em um suporte, próximo ao pára-brisa do veículo. As imagens começam a ser gravadas quando o passageiro entra no táxi, e ficam armazenadas em uma central, em outro país.  


Mesmo que o veículo ou o aparelho smartphone sejam roubados, os criminosos serão identificados porque suas imagens já estarão registradas. O sistema inibe a ação do criminoso e protege o taxista, já que o resgate das imagens não é acessível pelo veículo.


Para orientar o passageiro, um selo informa sobre a filmagem: “Este veículo está sendo monitorado, com registro de imagem transmitido para uma central”.


Várias localidades brasileiras têm interesse na câmera de segurança para táxis


O idealizador da câmera de segurança para táxis, Salomão Pereira, recebe inúmeros pedidos de informações de interessados em utilizar o sistema em suas cidades.


A violência que assola a categoria no Brasil inteiro fez com que as cidades de Vila Velha, Cariacica, Serra e Viana, no Espírito Santo, assim como cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina, se interessassem pelo projeto.


“Para as empresas e cidades interessadas, o investimento é baixo. Basta adquirir um computador e fazer um curso na fábrica em São Paulo para a instalação”, declarou Salomão Pereira.


A empresa Cerruns, responsável pela instalação do sistema de monitoramento, entra em contato com todos os interessados, e viabiliza a utilização da câmera em qualquer local do Brasil e do mundo.


Interessado em câmera de segurança para o seu táxi?


Para baratear a mensalidade, Salomão Pereira, a empresa de tecnologia Cerruns e a LG criaram uma solução: utilizar a linha do aparelho smartphone que o taxista já usa em seu dia-a-dia no táxi. Desta forma, será necessário adquirir apenas outro aparelho, sem linha, para uso da câmera.


O custo do armazenamento das imagens e manutenção de todo o sistema é de R$ 45 ao mês, menos que um cafezinho ao dia. A instalação do equipamento sai por R$ 250, e pode ser parcelada em três vezes sem juros.


Entre em contato:
11 2081-1015
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 22 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital