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Vereadores Floriano Pesaro e Gilson Barreto procuram Salomão para ajudar os taxistas de SP

Vereadores falaram sobre temas de interesse da categoria


Vereadores Floriano e GilsonOs vereadores Floriano Pesaro e Gilson Barretos vieram à redação da Folha do Motorista para um encontro com Salomão Pereira. Na ocasião, foi discutido o apoio aos taxistas na Câmara Municipal de São Paulo.


Vários temas de interesse da categoria, como rever a proibição de circulação de táxis nos corredores de ônibus, exigência de licitação dos alvarás pelo Ministério Público e leis que beneficiariam os taxistas, foram abordados na entrevista exclusiva a seguir.


Mobilidade Urbana


Folha do Motorista: Vereador Floriano, você enxerga o uso dos táxis como uma medida para melhorar a mobilidade urbana em São Paulo?

 

Floriano Pesaro: Sem dúvida. Eu sou presidente da Frente Parlamentar da Mobilidade Urbana na Câmara Municipal, e estou fazendo uma pauta sobre táxis, colocando esse meio de transporte como uma questão estratégica para o desenvolvimento da política de mobilidade na cidade.


Eu quero que haja uma mudança de cultura em relação ao serviço de taxi em nossa cidade. Cerca de 60% da população de São Paulo pertence à classe média, e poderia adotar o táxi no dia a dia: buscar os filhos na escola, ir ao supermercado, ou seja, prestar serviços. Com isso, os passageiros deixariam de ter problemas com estacionamento e multas, sem contar que seriam menos carros nas ruas.


Táxis nos corredores

 
Folha do Motorista: Vereador Gilson Barreto, qual a sua opinião sobre a proibição da circulação dos táxis nos corredores de ônibus?


Gilson Barreto: Os táxis só utilizam os corredores com passageiros, e é um meio de transporte tão prioritário quanto o ônibus. Se cada táxi transporta 15 passageiros ao dia, podemos assegurar que mais de 450 mil pessoas utilizam táxis diariamente. A categoria tem perdido muito sem um vereador com os conhecimentos do Salomão Pereira para defendê-los.


É inadmissível que em nome dos contratos de concessão com as empresas de ônibus a prefeitura retire os táxis dos corredores. A prefeitura não paga as empresas de ônibus por passageiro transportado, mas sim por quilômetro rodado. Então, é interesse dessas empresas andar mais em São Paulo.


Folha do Motorista: Você está dizendo que os táxis foram proibidos de circular nos corredores de ônibus por questões meramente políticas?


Gilson Barreto: Essa foi uma questão política e pensada pelo Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, não para prejudicar os táxis, mas para favorecer as empresas de ônibus. O Secretário sabia que, fazendo as faixas e colocando os ônibus em maior velocidade, traria mais retorno financeiro para as empresas, e foi o que aconteceu.


Uma coisa muito grave: a Prefeitura aumentou o subsídio repassado para as empresas de ônibus de R$ 600 milhões, em 2012, para R$ 1 bilhão e 200 milhões em 2014, porque no governo Haddad os ônibus passaram a andar mais rápido, e não porque tem mais ônibus ou mais passageiros.


Isso prejudicou o serviço de táxi, porque o táxi era uma alternativa viável para quem queria chegar a determinadas regiões da cidade. E os corredores sempre foram uma opção para as pessoas que utilizam esse meio de transporte. Usando as faixas e corredores, os táxis atendem o passageiro mais rápido e tiram milhares de carros das ruas.


Folha do Motorista: O estudo encomendado pela prefeitura, que chegou à conclusão que os táxis atrapalham os coletivos nos corredores, foi uma manobra para beneficiar as empresas de ônibus?


Gilson Barreto: Não tenho dúvida disso. Foi um estudo totalmente dirigido e com uma finalidade: aumentar o repasse de recursos para as empresas concessionárias de ônibus, uma vez que as tarifas do transporte coletivo não sofreram aumento.


Folha do Motorista: Existe possibilidade de reverter essa decisão, e os táxis voltarem a usar os corredores?

 

Floriano Pesaro: Nós estamos discutindo a possibilidade de apresentar um PDL, que é um Projeto de Decreto Legislativo, suspendendo a decisão do Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, que proíbe a circulação dos táxis nos corredores. Para isso, precisamos da assinatura da maioria dos vereadores.


Gilson Barreto: O fato da Secretaria de Transportes ter proibido a circulação dos táxis nos corredores por portaria é ilegal, juridicamente é imperfeito, e por isso cabe a nossa intervenção. Nós estamos trabalhando com a procuradoria da Câmara para reverter essa situação.


Reajuste da tarifa de táxi:


Folha do Motorista: Vereador Floriano, qual a sua opinião sobre a defasagem de 27% na tarifa de táxi da cidade de São Paulo?


Floriano Pesaro: Vi esta notícia no jornal Folha do Motorista e me surpreendi. Não estamos falando de aumento, mas sim de reposição. Se os taxistas estivessem reivindicando um aumento, poderíamos pensar: será que a população tem capacidade para arcar com um aumento real de tarifas? Será que isso irá diminuir o número de passageiros?


Mas estamos tratando de reposição da inflação desde 2011, quando ocorreu o último aumento, com a planilha de custos do ano 2009. É legítimo que a classe tenha esse repasse. O que está errado é a política de aumento de tarifa para a categoria: não adianta acumular anos sem aumento e depois dar metade do que o taxista tem direito.


Folha do Motorista: E como você pode ajudar os taxistas na questão do aumento de tarifa?


Floriano Pesaro: Cobrando o governo, a Secretaria de Transportes e a Secretaria de Finanças do Município, para que eles possam avaliar essa perda real de poder de compra do taxista. É nesse ponto que eu, Floriano, o vereador Gilson, ao lado do Salomão, vamos lutar pelo reajuste.


Licitação de alvarás


Folha do Motorista: Qual a sua opinião em relação à exigência do Ministério Público sobre o cancelamento dos alvarás e realização de licitação?


Floriano Pesaro: A atitude do Ministério Público nesse episódio, especialmente do promotor do caso, demonstrou total desconhecimento em relação ao sistema de táxi de São Paulo. Em minha opinião, é até vergonhoso o Ministério Público ter levado isso adiante. A proposta do promotor é sem pé nem cabeça, tanto é que a própria justiça já julgou improcedente essa questão.


O alvará expedido ao taxista é uma autorização a titulo precário, e não tem porque passar por um processo de licitação. Eu estou ao lado dos taxistas, e se precisarem de minha defesa sobre esse assunto, estou à disposição, junto com Salomão.


Planos e projetos para a categoria


Folha do Motorista: Vereador Floriano, com sua visita à redação da Folha do Motorista, quais são seus planos para os taxistas de São Paulo?


Floriano Pesaro: Eu considero que os taxistas estão sem uma representação política nas três esferas. É essencial termos políticos que atendam às reivindicações da categoria: é o que eu fiz, o que eu faço e o que eu quero fazer. Para isso é importante estar ao lado de pessoas que conheçam os interesses desta categoria, como é o caso do Salomão.


Salomão foi meu suplente, assumiu meu mandato quando me licenciei e deixou uma série de projetos importantíssimos. Por exemplo, o projeto que permite ao taxista parar por uma hora na zona azul, para almoço, é de autoria do Salomão, e eu o adotei por achá-lo fundamental. Todo trabalhador tem direito à uma hora de almoço, inclusive os taxistas.


Eu brinco e digo que o Salomão é um vereador sem mandato, porque mesmo fora da Câmara Municipal ele vive nos alertando sobre os problemas enfrentados pelos taxistas. Nenhum parlamentar conhece a classe como Salomão.


Folha do Motorista: Os taxistas podem esperar o seu empenho para a aprovação do projeto Zona Azul?


Floriano Pesaro: Eu e o vereador Gilson Barreto, a pedido do Salomão, estamos articulados em torno dessa questão. Acredito que até o final do próximo semestre colocaremos o projeto em votação, e vamos cobrar do prefeito, com a mobilização dos taxistas, a sanção da lei.


É importante que os taxistas acompanhem o nosso trabalho na Câmara e também passem para nós as suas reivindicações. Eu me coloco ao lado dos taxistas. Eu ando de táxi, e reconheço que na capital de São Paulo e nas cidades vizinhas o táxi é uma boa alternativa no sentido de melhorar o trânsito, substituir o carro e o transporte coletivo. O que precisa é ser visto pelo poder executivo como atendimento essencial.


Folha do Motorista: Além do projeto Zona Azul, existe algum outro projeto do vereador Salomão que você pretende dar continuidade na Câmara?


Floriano Pesaro: O compromisso que eu e o vereador Gilson temos com o Salomão é fazer com que os projetos apresentados por ele cheguem à votação. Vou destacar apenas dois projetos: o primeiro, que trata sobre a cobertura em pontos de táxi, é importantíssimo para dar conforto para os taxistas nos pontos. E também o projeto que dispensa aos doadores de sangue a retenção da CNH. Isso vai ajudar muitos motoristas e salvar vidas.  


O vereador Salomão deixou um legado na curta passagem que teve pela Câmara. Eu espero que em 2014, como vários vereadores irão se candidatar a deputados estaduais e federais, abriremos vagas para o Salomão voltar à Câmara já em 2015.


Folha do Motorista: Qual a importância para os taxistas ter um representante político?  


Floriano Pesaro: É fundamental que os taxistas tenham representação política, e o Salomão será o melhor representante que os taxistas terão na Câmara Municipal de São Paulo.


O correto é que os taxistas tenham um deputado estadual e também um deputado federal ligado à categoria. O vereador, nós já sabemos, será o Salomão, e o deputado estadual e federal nós vamos escolher no dia 05 de outubro. Por isso é fundamental os taxistas acompanharem as recomendações do Salomão Pereira.

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