Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

American Express não repassa os créditos de corridas aos taxistas em SP

Operadora de cartões de crédito não deposita valores e taxistas procuram uma solução


Em 26 de junho o taxista da Cooperluxo, Ronaldo Julio da Silva, procurou a Redação da  Folha do Motorista para lançar um alerta à categoria: a administradora de cartões American Express não está realizando corretamente a antecipação de recebíveis. “Como muitos taxistas não conferem seus comprovantes e confiam na idoneidade da empresa, acabam sendo lesados”, alertou Ronaldo.


Ronaldo utiliza o terminal da Cielo, e aceita o cartão American Express há um ano. Porém, em maio notou que um valor não foi depositado pela administradora em sua conta corrente, e decidiu conferir seus comprovantes. O taxista encontrou mais dois valores que não foram repassados, totalizando mais de R$ 800.


Ao entrar em contato com a American Express (já que a Cielo não administra as transações referentes aos cartões Amex), Ronaldo ouviu do atendente que os valores já estavam em sua conta corrente. O taxista voltou ao banco e, conferindo o extrato, não encontrou o dinheiro.


No segundo telefonema outro atendente passou para o taxista uma informação diferente: por problemas de sistema, alguns valores “se perderam”, e realmente não foram repassados para a conta corrente. Mas, para provar, Ronaldo ainda foi obrigado a encaminhar uma cópia do extrato bancário para a administradora.


Depois da comprovação, o taxista foi orientado a aguardar 15 dias para receber o dinheiro em sua conta. “Fiz a antecipação de recebíveis para ter os valores à minha disposição em 48 horas. Para isso, pago, além das taxas normais, outra taxa de adiantamento, que ao todo desconta quase 10%. Agora, além de não ter recebido os valores na data combinada, ainda não irão me ressarcir os 10%”, protestou Ronaldo.


Ronaldo afirmou que, como trabalha com táxi luxo, a maior parte dos pagamentos são realizados por cartão de crédito. “Eu não tenho como simplesmente deixar de aceitar o cartão American Express. Só gostaria de resolver o meu problema e alertar os outros taxistas para que confiram seus extratos e verifiquem se não estão sendo enganados como aconteceu comigo”.


Mais taxistas relatam o mesmo problema


Além de Ronaldo, mais cinco taxistas da Cooperluxo identificaram o mesmo problema com a American Express. Edison Vitalino, que também possui um terminal da Cielo, teve um prejuízo de R$ 2.000 só no mês de junho. “Solicitei a antecipação de recebíveis e notei que os depósitos não foram realizados na minha conta corrente. Trabalho com Amex há mais de três anos, mas não conferia meus comprovantes, então não sei se fui lesado anteriormente”.


Como o American Express foi solicitado pela esposa de Edison, Marli Vitalino, ela manteve contato com a empresa para reclamar sobre os valores não depositados. Como resposta, o atendente da Amex solicitou que Marli refizesse seu cadastro. Porém, para regularizar a situação, foi solicitado um prazo de 15 dias úteis.


“Eu optei pela antecipação de recebíveis porque queria o dinheiro das corridas em 48 horas. Agora, alegando problemas de cadastro, me pedem 15 dias úteis para o depósito. E o pior: afirmaram para a minha esposa que a taxa de 10%, referente ao adiantamento, será descontada, mesmo o dinheiro não estando à minha disposição antecipadamente”, disse Edison.


Outro taxista da Cooperluxo, Fernando Soares, também aguarda a solução do seu caso. “Eu e todos os outros taxistas confiamos na seriedade do nome American Express, e não tínhamos o hábito de conferir os comprovantes das corridas. Se não percebêssemos o problema, com certeza o prejuízo seria bem maior no futuro”


Nota da redação: a Folha do Motorista tentou contato com a American Express, mas não obteve sucesso.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 20 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital