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Trânsito caótico prejudica qualidade de vida de quem mora na metrópole
Quem mora em São Paulo já sabe: se um compromisso tem hora marcada, o melhor é sair com muita antecedência. Tudo por causa do trânsito, que a cada dia tem ficado mais difícil.
As pessoas que trabalham longe de casa são as mais prejudicadas. Com uma péssima qualidade de vida, horas preciosas que poderiam servir para o descanso ou lazer são perdidas em longos percursos e incalculáveis congestionamentos.
Durante a última campanha eleitoral o atual prefeito, Fernando Haddad, anunciou um plano para levar os empregos para todas as regiões da cidade. A ideia era que os trabalhadores não precisassem se deslocar muito, melhorando o trânsito. Mas, até hoje, nada saiu do papel.
Profissionais que vivem a rotina diária dos congestionamentos, como os taxistas, vendedores, prestadores de serviço e médicos são vítimas de estresse e irritabilidade. Nem sempre há caminhos alternativos, e as pessoas se tornam reféns da situação.
Em um passado recente, os congestionamentos em São Paulo giravam em torno do chamando centro expandindo, que é localizado ao redor do centro histórico e delimitado pelo minianel viário (composto pelas marginais Tietê e Pinheiros, mais as avenidas Salim Farah Maluf, Afonso d'Escragnolle Taunay, Bandeirantes, Juntas Provisórias, Presidente Tancredo Neves, Luís Inácio de Anhaia Melo e Complexo Viário Maria Maluf). Nos dias atuais o trânsito é complicado em todas as regiões da cidade, inclusive nos bairros periféricos.
O rodízio, que foi criado pela Lei Municipal 12.490, de 3 de outubro de 1997, compreende o centro expandido, mas não é mais suficiente para melhorar o trânsito. Muitas pessoas, para driblar a restrição de circulação, adquiriram outro veículo com final de placa diferente, só contribuindo para a piora do trânsito. Segundo estimativas, mais de 1 milhão de veículos usados são utilizados apenas para circular em dias onde o carro principal da família está no rodízio.
São Paulo conta hoje com mais de 7 milhões de veículos em circulação. A melhora do trânsito não passa simplesmente por restrições, mas sim por uma série de medidas que o poder público ainda não tomou. O incentivo ao transporte individual de passageiros, o táxi, é algo que a prefeitura deveria fazer para diminuir o número de automóveis nas ruas e melhorar a mobilidade urbana.
A atual administração não tem contribuído para colocar a frota de 35 mil táxis a favor da cidade. As dificuldades criadas para a circulação como, por exemplo, a proibição em faixas e corredores, reduziu o faturamento dos taxistas e dificultou a locomoção dos passageiros.
Uma corrida que poderia demorar 15 minutos a um valor de R$ 20, com as restrições pode levar uma hora e meia, fazendo com que o passageiro gaste duas ou três vezes mais. Até o momento, não há uma política para incluir os taxistas na melhoria do trânsito.
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