Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Federação: curso preparatório para taxistas será obrigatório em dezembro

Federação dos Taxistas orienta sindicatos e poder público sobre melhorias na profissão


FederaçãoMuitas capitais e municípios brasileiros não oferecem preparo para os taxistas, mas, até 31 de dezembro desse ano, deverá ser implantado em todo país um curso específico para a profissão. A decisão consta na resolução nº 456 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), que estabelece o conteúdo mínimo para o curso de taxista, previsto na Lei Federal nº 12.468 (inciso II, artigo 3º).


“Tenho certeza que muitos taxistas, sindicatos e o próprio poder público ainda não têm o conhecimento necessário sobre a exigência da Resolução 456”, afirmou o presidente da Federação dos Taxistas do Estado de São Paulo, José Fioravante.


“Nós, da Federação dos Taxistas, alguns sindicatos e Salomão Pereira lutamos politicamente para a aprovação desta lei. A profissão de taxista existe há mais de 100 anos, mas era considerada um ‘bico’ antes da lei que a regulamentou, em 2011”, lembrou o presidente da Federação.


“A iniciativa do curso para taxistas foi uma bandeira da Federação e do Jornal Folha do Motorista, através de seu editor Salomão Pereira, e esperamos que todos os municípios preparem seus taxistas para atender o passageiro com excelência”, finalizou Fioravante.


Curso terá o mesmo conteúdo em todo o Brasil


Na resolução nº 456, o CONTRAN considera importante garantir aos taxistas a aquisição de conhecimentos, a padronização de ações e a segurança no trânsito. O curso terá validade em todo o território nacional, carga horária total de 28 horas/aula e não exclui outras exigências estabelecidas pelo órgão autorizatário local.


Nas cidades onde já há o curso, como São Paulo, as escolas credenciadas pela prefeitura deverão ser mantidas, talvez com alguns ajustes. Em São Paulo um taxista só pode trabalhar na praça após a conclusão do curso e expedição do Condutax, fornecido pela prefeitura, através do Departamento de Transportes Públicos (DTP). No Rio de Janeiro a Prefeitura está credenciando empresas para a aplicação dos cursos.  

 

Clique aqui e veja o conteúdo do curso


Curso de formação de taxistas é obrigatório em São Paulo


De acordo com a Lei Municipal 7.329/69, que estabelece normas para a execução do serviço de táxi, somente poderão se tornar taxistas os profissionais inscritos no Cadastro Municipal de Condutores de Táxi (CONDUTAX). Uma das exigências para a inscrição é a participação no Curso de Formação para Motoristas de Táxi.


O curso ministrado no município de São Paulo possui carga horária de 32 horas/aula (4 horas/aula a mais do que o curso regulamentado pela Lei Federal). Os motoristas aprendem sobre legislação municipal específica para o serviço de táxi, direção defensiva, Código de Trânsito Brasileiro, relações humanas, manuseio de guia da cidade e primeiros socorros.


O conteúdo do curso é dividido em oito aulas, todas pela manhã, e para se inscrever o candidato deve comparecer pessoalmente no CETET (Centro de Treinamento e Educação de Trânsito da CET), munido da carteira de habilitação. No ato da inscrição será emitido o boleto para o pagamento da taxa.


CETET: Av. Marquês de São Vicente 2154
Telefones: 3871-8610/ 3871-8730

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 18 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital