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Agora que a Copa acabou, a tarifa de táxi em SP precisa ser discutida

Defasagem já está em 27% em relação à inflação


O último reajuste de tarifa do serviço de táxi da cidade de São Paulo ocorreu em janeiro de 2011. O índice de inflação acumulado desde essa data, incluindo o primeiro trimestre de 2014, está em 26,32%. O aumento autorizado em janeiro de 2011 foi solicitado no início de 2010, e teve como base o ano de 2009. Ou seja, há mais de quatro anos os taxistas estão sem aumento.


“Tudo aumentou, menos a tarifa de táxi em São Paulo. Peço que o Salomão Pereira faça algo pela categoria, porque o sindicato não está nos representando como deveria. A tarifa precisa de um reajuste imediato”, protestou Luiz Geraldo Carvalho Ribeiro, taxista da empresa Vermelho e Branco.


Salomão enviou planilha de custos detalhada à Secretaria de Transportes


Salomão Pereira, representando os taxistas pela Associação dos Coordenadores e Permissionários em Pontos de Táxi de São Paulo (Coopetasp), encaminhou em junho uma planilha de custo detalhada ao Secretário de Transportes, Jilmar Tatto, relatando todos os gastos dos taxistas e solicitando um reajuste.


“A política de reajuste de tarifa do serviço de táxi da capital está errada. Acumular vários anos e depois reajustar abaixo do que deveria prejudica a categoria com a perda de poder aquisitivo. Hoje, a tarifa não pode ser reajustada abaixo dos 27%, para cobrir apenas a inflação acumulada”, afirmou Salomão Pereira.


As cidades do Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Joinville, Natal, Belo Horizonte, Londrina, Aracaju, Caruaru, entre outras, tiveram suas tarifas de táxi reajustadas em 2014. Em São Paulo, localidades como Bauru, Santos e Ribeirão Preto também tiveram aumentos neste ano.


Taxistas procuram a redação da Folha do Motorista e a sede da Coopetasp diariamente solicitando apoio sobre o reajuste. “O que está ao meu alcance tem sido levado a conhecimento das autoridades, mas compete a eles atender ou não. Como tudo em nosso país funciona sobre pressão, talvez esteja faltando pressão da categoria”, lembrou Salomão.

    
Tabelas grátis para todos


Para facilitar a vida dos taxistas, Salomão Pereira informou à Secretaria de Transportes que, assim que a nova tarifa for homologada, a Coopetasp irá confeccionar as tabelas com os novos valores gratuitamente.


A distribuição das tabelas impressas pela Coopetasp poderá ser feita pelas associações, cooperativas, empresas de táxi, sindicato e DTP. A medida tem o objetivo de evitar a exploração de cobrança por par de tabelas, como ocorreu em outras ocasiões.


Veja cálculo de reajuste para a tarifa de táxi de São Paulo


Inflação acumulada de 2010 a 2014:
2010 - 5,90%
2011 - 6,50%
2012 - 5,83%
2013 - 5,91%
2014 - 2,18% (primeiro trimestre)
Total acumulado - 26,32%


Para cobrir a defasagem na tarifa do serviço de táxi da cidade com reajuste de 27%, os novos valores serão os relacionados a seguir:


Categoria Comum
Bandeirada - de R$ 4,10 para R$ 5,20
Quilômetro rodado - de R$ 2,50 para R$ 3,18
Hora parada - de R$ 33,00 para R$ 41,90


Categoria Especial
Bandeirada - de R$ 5,13 para R$ 7,80
Quilômetro rodado - de R$ 3,13 para R$ 4,77
Hora parada - de R$ 41,25 para R$ 62,85


Categoria Luxo
Bandeirada - de R$ 7,50 para R$ 10,40
Quilômetro rodado - de R$ 4,65 para R$ 6,36
Hora parada - de R$ 74,25 para R$ 83,80  


Outros aumentos foram autorizados


Em 22 de julho a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) anunciou um aumento de 60,71% no valor da Zona Azul, que passará dos atuais R$ 3 para R$ 5 a folha, e de R$ 28 para R$ 45 o talão. O aumento entrará em vigor no dia 1º de agosto. Há 38.954 vagas de Zona Azul em São Paulo.


Já o valor do pedágio aumentará R$ 0,10 na Anhanguera e Bandeirantes. O governo havia autorizado um aumento de 5,38%, mas a CCR Autoban, concessionária que administra as rodovias, não concordou e acionou a justiça. A decisão foi favorável à concessionária, e o aumento irá considerar a variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e ficará em 6,37%.

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