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“Será o caos no centro de SP quando o Minhocão deixar de funcionar”

Taxista afirma que SP irá parar quando a ideia de desativar o Minhocão for posta em prática


O novo Plano Diretor da cidade de São Paulo, sancionado em 30 de julho pelo prefeito Fernando Haddad, determinou a desativação do Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. Ainda não há um prazo para a medida entrar em vigor, mas os motoristas já estão preocupados com o trânsito que a região irá enfrentar. O taxista José Messias do Lago e Silva é um deles.


Trabalhando há mais de 30 anos como taxista José Messias afirma, pela sua experiência, que a desativação do Minhocão irá prejudicar o trânsito de uma maneira catastrófica. “O trânsito de São Paulo não anda. As pessoas estão sem paciência, estressadas, e o prefeito está cada vez mais apertando o cerco para os carros. Sem o Minhocão será o caos”.


Segundo o taxista, mesmo com o Minhocão a região central está travada. “Eliminando o Minhocão não haverá como circular. A alternativa mais lógica seria trafegar pela Avenida São João, que só dispõe de duas faixas para os carros, já que uma é reservada aos ônibus. É impossível”.


José Messias diz que quando o tráfego for interrompido no elevado será criado um problema muito sério na cidade. “Essa será a herança que o prefeito deixará para São Paulo, e essa complicação custará muito caro para ele. O correto seria estudar uma forma de construir outra via de ligação expressa como o Minhocão, e não desativar o que já existe”.


A falta de planejamento de São Paulo é uma das causas do trânsito caótico enfrentado diariamente, de acordo com a visão do taxista. “Nossa cidade está atrasada em termos de construção de metrô. Se o poder público não tem capacidade de fazer essas obras deve entregar para a iniciativa privada, mediante a exploração do serviço por alguns anos. O que não dá mais é para a população ser penalizada”.


Além da falta de metrô, José afirma que deve haver investimentos em obras viárias, que estão praticamente paralisadas na cidade. “Precisamos de um governante com coragem e disposição para construir túneis, pontes e viadutos por toda a cidade. É necessário criar mais pistas nas marginais Pinheiros e Tietê, talvez até com a construção de elevados sobre as pistas já existentes. Isso um dia terá que acontecer”.


José Messias, pensando no trânsito como um todo, sugere também o estímulo aos ônibus fretados e o investimento em engenharia de tráfego, para adequar os semáforos e os cruzamentos, melhorando a fluidez. “O problema do trânsito em São Paulo afeta todos. A CET precisa criar uma ouvidoria para receber as sugestões dos moradores, e colocar em prática as melhores ideias. Acredito que apenas com união teremos uma saída para o trânsito”, finalizou

 
Lei 16.050 - Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo


Artigo 375

 

Parágrafo único: Lei específica deverá ser elaborada determinando a gradual restrição ao transporte individual motorizado no elevado Costa e Silva, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, sua demolição ou transformação, parcial ou integral, em parque.


Audiência pública na Câmara não chegou a um consenso


O Plano Diretor Estratégico determina a desativação do Minhocão, mas não estipula como isso será feito, deixando em aberto o destino da região. Por isso, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Legislação Participativa) da Câmara realizou, em 09 de setembro, uma discussão com moradores e urbanistas que defendem a criação de um parque no local, e outros que querem a desmontagem do Minhocão.    


A discussão faz parte dos trâmites do Projeto de Lei 10/2014, que propõe a criação do Parque Municipal do Minhocão. Moradores defensores da idéia afirmam que a região conta com poucas áreas de lazer, e que o viaduto já é utilizado como parque quando não está em funcionamento. Porém, uma das questões polêmicas levantadas seria o valor necessário para plantar árvores e vegetação no asfalto.


Houve também quem defendesse a desmontagem do Minhocão, temendo que o local se transforme em ponto de consumo de drogas e prostituição. Como o elevado foi construído com peças moldadas de concreto, ele não deveria ser implodido, mas sim “desmontado”, e grande parte do material poderia ser reutilizado em outras construções.


MinhocãoO Minhocão foi inaugurado em 1971, e tem o nome de Elevado Presidente Costa e Silva. É uma via expressa que liga a região da Praça Roosevelt, no centro da cidade, ao Largo Padre Péricles, em Perdizes. Atualmente, funciona de segunda a sábado, das 6h30 às 21h30. Nos outros dias e horários é aberto apenas para pedestres e ciclistas.


A discussão sobre o destino do Minhocão não chegou a um consenso. Não foram marcadas novas audiências públicas, e não há um prazo para que a questão seja finalizada.

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