Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxistas reclamam: táxis de outros municípios fazem fila em shopping

“Até mesmo a fiscalização do DTP foi intimidada pelos irregulares”


Táxis outros municípios 1Taxistas da zona sul de São Paulo denunciaram à Folha do Motorista como agem os táxis de outros municípios que atuam na região da Avenida Chucri Zaidan, próximo aos shoppings Morumbi e Market Place. Segundo eles, os taxistas que atuam irregularmente se uniram, usam comunicadores e agem livremente, intimidando os taxistas regulares e até mesmo a fiscalização do DTP (Departamento de Transportes Públicos).


“Nós, que somos da cidade de São Paulo, não temos a quem recorrer. O sindicato, como sempre, disse que não pode fazer nada, e nos mandou procurar o DTP. Fizemos uma denúncia no DTP, que enviou um carro com quatro fiscais em agosto. Quando chegaram ao local os fiscais quase foram atropelados pelos irregulares, que saíram em disparada. Ou seja, estamos desamparados”, afirmou o taxista.


Os taxistas irregulares são, principalmente, das cidades de Itapecerica da Serra e Taboão da Serra, e a situação está tão tensa que já houve até agressão física entre os irregulares e os permissionários dos pontos próximos aos shoppings. “Todos os carros que vêem dessas cidades são brancos e alguns, para disfarçar ainda mais, pintam com batom a tarja onde está escrito o nome de outro município”, reclamaram os denunciantes.


Táxis outros municípios 2Os proprietários de táxis de outros municípios se uniram, e possuem rádios comunicadores para acompanhar a movimentação ao redor. Eles fazem fila a menos de 50 metros do ponto regular, e pegam os passageiros que saem dos shoppings da região. Quando os irregulares saem com passageiros, outros chegam e ocupam a suposta “vaga”. Desta forma, sempre há táxis de outros municípios no local.


Os irregulares começam a chegar ao local no período da tarde, e ficam trabalhando até o fechamento dos shoppings. “Agora, final de ano, o movimento aumenta. Mas, com os irregulares, acredito que teremos prejuízo. A nossa única saída é apelar para a Folha do Motorista para a nossa denúncia chegar ao DTP”, afirmaram os permissionários.


Segundo os taxistas a categoria já enfrenta tantos outros problemas, como o trânsito caótico e a violência, que não dá mais para ficar calado. “Temos que denunciar até que algo seja feito pelas autoridades. Os taxistas regularizados estão sendo prejudicados, e os passageiros estão correndo riscos ao utilizar esse tipo de transporte que não é de nossa cidade. O próprio fiscal do DTP nos falou que essas pessoas, quando infringem a lei assim, sem receio, não têm nada a perder”.


Taxistas que eram segundo condutores na capital estão aderindo à irregularidade e adquirindo alvarás de outros municípios para trabalhar em São Paulo. “Infelizmente temos conhecimento que alguns estão conseguindo alvarás de outros municípios, comprando um carro e trabalhando aqui na nossa cidade irregularmente. A própria categoria está se prejudicando”.


Outra preocupação é quanto à qualidade do serviço de táxi de São Paulo. “Há poucos meses uma pesquisa mostrou que os táxis da capital são aprovados por mais de 90% dos usuários. Agora, essas pessoas sem o mínimo de qualificação estão enganando os passageiros, que pensam estar em um táxi regularizado. Em caso de problemas, a culpa cairá sobre nós, os taxistas da cidade”.


Táxis outros municípios 3Os pontos de fiscalização do DTP já são conhecidos pelos taxistas, e também pelos táxis de outros municípios. “Os irregulares sabem que não podem ir ao aeroporto e à rodoviária. Eles chegam a recusar corridas para esses locais para não serem pegos. Pela cidade, praticamente não há fiscalização”.


Os taxistas regularizados pagam impostos e taxas, e se sentem prejudicados pela atuação dos táxis de outros municípios. “Peço que, através dessa matéria, taxistas de outros locais também denunciem, para que pressionemos as autoridades a tomar uma providência. Esperamos o Salomão Pereira na Câmara dos Vereadores ano que vem para nos socorrer com mudanças nas leis”, finalizaram os denunciantes, que não querem se identificar por medo de represálias.

    
Irregulares continuam no local um dia após fiscalização do DTP


Os taxistas do ponto 2053 afirmaram que em 11 de novembro a fiscalização do DTP foi até o local, acompanhada de reforço policial, mas nada foi feito. Segundo os taxistas, policiais desceram com arma em punho na Avenida Chucri Zaidan, mas não conseguiram abordar nenhum táxi irregular.


No dia seguinte a reportagem da Folha do Motorista esteve no local, e presenciou que os táxis de outras cidades continuam a parar em frente ao Shopping Morumbi e Market Place, onde diversos passageiros embarcavam, sem saber que os táxis não pertenciam à cidade de São Paulo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 10 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital