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Motorista do Uber cobra duas vezes mais por corrida

Apesar de reclamar pela internet, passageira ainda não foi atendida
 
Uber 728Por um lado, taxistas regulamentados são rigorosamente fiscalizados e punidos por qualquer arranhão na lataria. Por outro, carros particulares cobram corridas a preços abusivos com o auxílio de aplicativos como o Uber. Sobra para o passageiro. Camila Lua Zarur pagou R$ 79 por uma corrida que custaria R$ 36 se fosse feita em um táxi comum.


O caso aconteceu no Rio de Janeiro. A passageira informou que, após reclamar na fanpage da empresa, o Uber fez contato, mas não resolveu a sua queixa. O trajeto feito do bairro de Ipanema para Tijuca, em um táxi, na bandeira 1 ficaria em R$ 36, na bandeira 2, R$ 42, e em táxi especial R$ 58.


“No Uber funciona assim: você recebe o valor da corrida e todos os outros detalhes por email (trajeto percorrido, tempo, etc.). O valor que, teoricamente eu teria que pagar é de R$ 39,71. Mas apareceu no email um tal de “preço dinâmico X 2”, que multiplicou o valor”, revelou a passageira.


Promoções


Em sua página no Facebook o Uber faz promoções para crianças, divulga códigos secretos para chamadas e exibe fotos de motoristas com posturas “profissionais”.


Na guia destinada à definição do negócio o aplicativo informa: “...o seu motorista particular em mais de 200 cidades no mundo. Conectamos de forma segura usuários com carros executivos, basta baixar o aplicativo!”. Também informa que o pagamento das corridas é feito online, via cartão de crédito.


Não existe “carona” no Uber. Os passageiros são levados a se cadastrar e incluir o número do cartão. São atendidos em carros pretos, semelhantes aos veículos especiais. O aplicativo firma um contrato com usuários e motoristas, e até adota o slogan “Uber, seu motorista particular”.


Oficialização do Uber


A página do Uber no Facebook conta com mais de 730 mil curtidas. Tanta aceitação por parte dos passageiros dá a possibilidade do Uber figurar em catálogos oficiais. Em uma das mensagens postadas na página um empresário pede o contato para lançar o aplicativo em um catálogo de luxo, em conjunto com a prefeitura da cidade. Veja o diálogo:


“Uber, estamos lançando um catálogo de luxo chamado Rio Book Guide em conjunto com a prefeitura do Rio e o evento Rio 450 anos! Gostaria de saber como faço para enviar uma proposta de divulgação da marca em nosso portal”.


O aplicativo também promoveu a coleta de brinquedos para presentear crianças portadoras de câncer atendidas pela Casa Hope, em São Paulo. Não foi divulgado um endereço físico para entrega, e os doadores deveriam chamar um carro pelo aplicativo e entregar a contribuição diretamente ao motorista.


Na página do Uber no Facebook também há reclamações. A passageira Camila é uma das que reclamam de cobrança indevida, mas não é a única. Passageiros criticam a falta de canal para queixas, e questionam a ausência de um endereço fixo para resolver as pendências.


Aqueles que se sentem lesados pelo Uber não contam com meio oficial de atendimento ao cliente. As questões são resolvidas pela empresa, sem qualquer intermediação do Poder Público ou mesmo garantias reais de um desfecho satisfatório.


Pressões


Enquanto setores da sociedade ignoram a ilegalidade do transporte irregular, em outras partes do mundo a história é diferente. Em setembro o aplicativo foi proibido em Frankfurt, Alemanha. O motivo foi a falta de licença pública dos motoristas oferecidos pelo serviço.


No Rio de Janeiro os taxistas começam a se mobilizar contra o aplicativo. Marcos Bezerra, presidente do Conselho de Taxistas, cita a Súmula 318 do Desembargador Edson Queiroz, que por unanimidade votou pela legalidade da apreensão de veículo utilizado em transporte irregular, previsto na Lei 3756 de 2002.


“As coisas já começaram a melhorar. Acredito que podemos usar a decisão do Desembargador contra os veículos que utilizam o aplicativo Uber, contra os carros particulares parados em portas de hotéis e contra todas essas pragas que assolam nossa categoria”, exclamou o taxista.


Em São Paulo a Secretaria Municipal de Transportes (SMT) apreendeu, em agosto, três veículos que usavam o aplicativo Uber. O órgão justificou a apreensão sob o argumento de que o serviço de transporte de passageiros é exclusivo de taxistas autorizados pela prefeitura.


Da redação da Folha do Motorista RJ

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