Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Inspeção veicular não deve voltar tão cedo

Tribunal de Contas do Município apontou irregularidades na licitação


A atual administração municipal suspendeu o contrato com a empresa Controlar, que realizava a inspeção veicular em São Paulo, e afirmou que novas empresas seriam contratadas ainda esse ano. Porém, irregularidades no processo de licitação fizeram com que o Tribunal de Contas do Município (TCM) paralisasse o processo, e é provável que a inspeção não volte a ser realizada tão cedo.


O especialista em direito público Marcelo Figueiredo afirmou ao jornal Diário de São Paulo que, na melhor das hipóteses, demorará mais cinco meses para a licitação ser concluída. Somando-se a isso o prazo para a instalação dos novos centros de inspeção, talvez nem em 2015 haja o retorno do serviço.


Além disso, a empresa Controlar questiona na justiça a volta do direito de realizar a inspeção veicular na cidade. Quando o prefeito Paulo Maluf criou a medida, em 1996, a justiça demorou 10 anos para dar um parecer final sobre a legalidade da ação. Em vistas das muitas opções que a legislação brasileira permite, a volta da inspeção veicular pode demorar a acontecer.


Controlar já teve vitórias na justiça contra a prefeitura


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou em 11 de outubro do ano passado a suspensão temporária da inspeção veicular e o rompimento do contrato com a Controlar, concessionária que era responsável pela inspeção na capital.


A decisão de romper o contrato foi tomada com base em parecer da Procuradoria Geral do Município e se deu, segundo a prefeitura, porque o contrato com a empresa expirou em 2008 e houve fraude na integralização de capital da empresa.


A Controlar, porém, entrou na justiça contra a prefeitura, e uma liminar da 11ª Vara de Fazenda Pública determinou que a empresa realizasse a inspeção na cidade até 31 de janeiro deste ano. A empresa havia pleiteado que o contrato com a prefeitura era válido até 2018.


Em 1º de fevereiro São Paulo deixou de realizar a inspeção veicular. O prefeito Haddad garantiu, à época, que os trabalhos seriam retomados ainda em 2014 com novas regras. Segundo ele, carros com até três anos de uso não fariam a inspeção, a inspeção seria realizada a cada dois anos para veículos entre quatro e nove anos de uso e anualmente para carros movidos a diesel ou com mais de 10 anos.


Em agosto a justiça determinou, em segunda instância, que o ex prefeito Gilberto Kassab e a Controlar não cometeram irregularidades no processo de contratação, como afirmou Haddad. Ou seja, ainda podem ser acionadas várias instâncias até uma decisão final, o que levará tempo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 23 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital