Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxista reafirma que foi vítima de fraude, juntamente com a 99Taxis

Aplicativo ainda não pagou corridas


99TaxisO taxista Aparecido Geraldo Araújo, que já teve seu caso mostrado nas duas últimas edições do jornal Folha do Motorista, ainda não teve um desfecho para o seu caso. Ele reclama o não recebimento de duas corridas realizadas pelo aplicativo 99Taxis, que não foram pagas por suspeita de fraude, segundo a empresa.


Tudo teve início em outubro do ano passado, quando o taxista se cadastrou no aplicativo Wappa. Uma passageira (que não revelaremos o nome porque o caso está sob investigação) foi atendida pelo taxista e afirmou que todos os dias fazia o mesmo percurso utilizando táxis. Para não perder as corridas, Aparecido ficava próximo ao local de embarque para ser chamado pelo aplicativo.


Essa passageira estabeleceu uma relação de “confiança” com o taxista, e o avisava quando membros de sua família e amigos precisavam de táxi. Aparecido passou a atender essas pessoas indicadas, sempre usando o mesmo artifício: ficava próximo ao endereço para ser acionado pelo Wappa.


Em dezembro a passageira informou que iria mudar para o aplicativo 99Taxis. Aparecido então se cadastrou no app, e continuou a fazer corridas diárias para todos os indicados. Além de utilizar o táxi para ir e voltar dos seus respectivos trabalhos, os passageiros atendidos pelo taxista faziam corridas esporádicas e viagens para o litoral e interior de São Paulo.    


Aparecido recebeu normalmente todas as corridas realizadas pelo aplicativo Wappa. Em janeiro deste ano, ao notar que o valor de duas corridas realizadas pela 99Taxis não foram depositados, ligou para a empresa e foi informado que havia uma suspeita de fraude. Porém, em nenhum momento a questão foi esclarecida.

    
Por conta própria o taxista realizou uma investigação, e descobriu os dados dos suspeitos


Aparecido acredita que foi vítima de uma quadrilha de estelionatários. Em contato com a 99Taxis foi informado que os valores das duas corridas não pagas, que totalizam R$ 1.400, não seriam depositados. Nas outras ocasiões que ligou para a empresa não recebeu nenhuma explicação, e lhe foi pedido que aguardasse um retorno, que nunca ocorreu.


Em resposta ao jornal Folha do Motorista a 99Taxis informou que está investigando se o taxista participou da fraude. Aparecido se diz indignado com essa suspeita. “Eu apenas atendi a corridas pelo aplicativo, e também fui enganado. Eles deveriam ser mais rígidos ao firmar contratos com passageiros que, na verdade, são fraudadores”.


Para provar que não sabia das fraudes como alega a 99Taxis, o taxista realizou uma investigação por conta própria, descobriu várias informações e já às repassou à empresa. Ele conseguiu os nomes verdadeiros e fotos dos supostos fraudadores, além dos endereços.


“Eu entrei em contato com o hotel que eles ficaram hospedados na cidade de São Vicente, em dezembro. Eu os levei até lá. O hotel me informou que o pagamento das diárias foi bloqueado pela administradora do cartão de crédito. Ou seja, eles aplicaram um golpe também. Já passei essa informação para a 99Taxis”, afirmou Aparecido.


Depois de tantos transtornos, o taxista quer apenas ser desbloqueado dos aplicativos Wappa e 99Taxis, receber as corridas que realizou e continuar trabalhando normalmente. Além disso, ele questiona a segurança dos apps. “Que segurança o aplicativo passa? Eu fui vítima de criminosos, e poderia ter sido assaltado e morto. Não há uma análise de cadastro para os passageiros, somente para os taxistas”, desabafou.


Aplicativo 99Taxis nega ter apagado histórico de taxista


A 99Taxis se posicionou em relação à matéria publicada na última edição do jornal Folha do Motorista, onde o taxista Aparecido Geraldo Araújo alega que todas as corridas realizadas pelo app sumiram de seu celular. Segundo a 99Taxis, não existe um recurso para apagar o histórico do taxista a partir da empresa, e afirma que a alegação não procede.


A 99Taxis diz também que está investigando, juntamente com a polícia, se o taxista Aparecido estava ciente ou participou da fraude, mas não pode entrar em detalhes no momento. De acordo com o aplicativo, Aparecido também realizou corridas para outra empresa com casos já comprovados de fraude, e outras empresas de aplicativos também apuram a participação dele em episódios irregulares que nada tem a ver com a 99Taxis.


Por fim, a empresa reiterou que o caso ainda está em análise, é bastante complexo, mas que pretende dar um desfecho definitivo o mais breve possível.


Aplicativo Wappa não passou informações alegando sigilo


Já o aplicativo Wappa informou que o caso está sendo analisado pela sua área de segurança e, por enquanto, corre em sigilo.

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 25 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital