Folha do Motorista SP
Edição online | Edições em PDF
Folha do Motorista RJ
Edição online | Edições em PDF

Taxistas fecham o cerco contra aplicativo Uber

Aplicativo continua atuando em São Paulo, mesmo com a proibição da prefeitura


A empresa que organizou o casamento do cantor Tiaguinho e da atriz Fernanda Souza, em 24 de fevereiro, contratou o aplicativo Uber para realizar o transporte dos convidados. A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo (SMT) já afirmou a ilegalidade dos aplicativos de caronas, mas o Uber continua a desafiar a lei e a atuar livremente na capital.


Com isso, os taxistas resolveram se unir, e estão comparecendo em grande número aos locais de eventos. No casamento das celebridades, vários táxis se posicionaram próximos à igreja onde foi realizada a cerimônia, e depois ocuparam as imediações do local da festa, no Itaim Bibi.


Com isso, os convidados acabaram utilizando o transporte regular, e os carros do Uber não foram acionados. A fiscalização esteve no local, mas não flagrou veículos clandestinos transportando passageiros. Não houve qualquer incidente na ação.


Baile de carnaval também teve presença de taxistas contra o Uber


O baile de carnaval da revista Vogue, que aconteceu em 05 de fevereiro, também contou com a presença de taxistas, que não permitiram a atuação de carros irregulares no local. A organização do evento havia feito uma parceria com a Uber para o atendimento dos convidados.


Taxistas bloquearam a rua, para impedir a chegada dos veículos irregulares no local. A polícia foi acionada, houve um princípio de tumulto, mas no final não aconteceram apreensões.


Reunião em Brasília pede o fim do Uber


Em 04 de fevereiro o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Táxis no Estado de São Paulo (Simtetaxis), Antônio Matias, juntamente com outros sindicalistas, se reuniram com o presidente da Confederação dos Trabalhadores em Transportes Terrestres (CNTTT), Omar José Gomes, em Brasília. Em pauta, a proibição do aplicativo Uber.


No encontro foram tratados temas como a falta de segurança para os usuários desse tipo de transporte irregular, a concorrência desleal (já que os motoristas do Uber não pagam impostos como os taxistas regularizados), e o desrespeito à lei 12.468/11, que regulamentou a profissão de taxista no país.


Como resultado do encontro foi enviado um ofício ao Secretário Executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo de Castro Pereira (leia abaixo), solicitando a retirada do aplicativo Uber da Internet. O documento foi assinado pelo presidente da CNTTT, Omar José Gomes, que se posicionou a favor dos taxistas.


Ofício/ CNTTT nº 006/2015
    

Ao Excelentíssimo Senhor
Secretário Executivo do Ministério da Justiça
Marivaldo de Castro Pereira


Ref. Solicitação de retirada do aplicativo Uber – Urgente


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Terrestres – CNTTT, legítima representante do segmento dos trabalhadores rodoviários, ferroviários e metroviários, com 12 federações filiadas e 334 sindicatos vinculados, responsável pelo transporte de cargas e passageiros no país, vem através deste expor e requerer a retirada do Aplicativo Uber disponibilizado pelo Google, pelo que se segue.


O aplicativo Uber possibilita conectar pessoas a motoristas que oferecem transporte remunerado de passageiros em carros particulares, privados e não autorizados. O passageiro se cadastra no aplicativo e informa os dados do seu cartão de crédito ou de uma conta PayPal, únicas formas de pagamento possíveis, em seguida informa o local onde está aguardando e solicita atendimento por um carro cadastrado no aplicativo, sendo que, os motoristas não são profissionais, os veículos não passam por vistoria técnica e fiscalização periódica obrigatória no Detran.


Diante do exposto, solicitamos o empenho desse Ministério em determinar a imediata retirada do aplicativo Uber dos servidores da Internet (Google), uma vez que infringe as Leis Municipais nº 7.329/69; 15.676/12; Leis Federais nº 12.468/11; 9.503/97, conforme cópia anexa do processo administrativo nº 2014-0.227.265-7 em trâmite do DTP do SPtrans.


Sendo o que se apresenta para o momento, reiteramos nossos votos de elevada estima e consideração.


Omar José Gomes
Presidente da CNTTT

Curta a Folha do Motorista

Visitantes online

Temos 43 visitantes e Nenhum membro online

Aviso Legal e Politica de Privacidade

www.folhadomotorista.com.br é é mantido por
ELEICAO 2022 SALOMAO PEREIRA DA SILVA DEPUTADO FEDERAL - 47.471.060/0001-56

Rua Poetisa Colombina, 626
Jd. Bonfiglioli, São Paulo, SP
05593-011

E-mail: salomao@folhadomotorista.com.br
Tel.: +551155752653
Responsável/Gerente: Salomao Pereira da Silva
Número de Identificação: 47.471.060/0001-56

Links Interessantes: Coruja Feed  | Agência Igloo Digital